1) Faça uma pesquisa sobre as leis que tivemos no Brasil para a abolição da escravidão, como a Lei do Vento Livre, a Lei do Sexagenário e a Lei Áurea. 2) Quais foram as consequências para a população negra depois da Lei Áurea? Explique. 3) O que você entende como Mito da Democracia Racial no Brasil? Explique. 4) Determinar lugares específicos, como a "periferia" para negros é uma forma leviana de racismo? Explique.
Respostas
Resposta:
1)As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885). Ambas foram resultado da movimentação dos abolicionistas, assim como da reação de escravocratas.
2)Escravidão no Brasil
A escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante mais de 300 anos e foi responsável pela escravização de milhões de indígenas e africanos.
3)Para Matheus Ávila, o mito da democracia racial "é uma ideia que acaba por maquiar uma realidade social altamente racista, excludente, conflitante e discriminatória, além de aprofundar as raízes e estratificações sociais injustas, legitimando a desigualdade social no Brasil".
Explicação:
não sei se está certo espero que tenha ajudado