Respostas
Resposta:
- Ligação iônica ocorre entre ametais e metais e é quando um átomo doa um elétron e o outro recebe o elétron doado.
- Ligação covalente ocorre entre ametais e ametais e é quando há o compartilhamento de elétrons entre dois átomos.
- Ligação metálica ocorre entre metais e é caracterizado pelos elétrons espalhados nas nuvens eletrônicas (mar de elétrons) que permite a união dos átomos de metal.
Explicação:
Na ligação iônica um se tornará um cátion (possui carga +) e o outro ânion (possui carga -). Os metais tem tendência de doar elétrons por isso acabam doando seus elétrons para ametais que tem tendência de receber.
Na ligação covalente os átomos dividem o elétron ninguém perde, os ametais tem tendência de receber elétrons e quando há esta interação entre eles basicamente dividem e conseguem atingir a estabilidade. Em alguns casos átomos que não atingiram estabilidade poderão se ligar a um par livre de outros átomos já estáveis formando a chamada ligação covalente dativa.
Na ligação metálica os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, ou seja, possui grande tendência de perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions. Assim, os metais para se unirem formam um aglomerado de átomos neutros e cátions, que estão circundados por uma “nuvem” ou “mar” de elétrons”, que funciona como a ligação metálica que mantém os átomos do metal unidos.
Espero ter ajudado e se te ajudei me dá a "melhor resposta" ^^
Um abraço e bons estudos!