Respostas
Resposta:
Nenhum evento nos últimos tempos produziu tantas explicações quanto os ataques de 11 de setembro, cinco anos atrás. No espaço de uma hora, a Al Qaeda infligiu mais dano direto aos EUA do que a União Soviética fez durante a Guerra Fria. Bastaram 19 homens armados de pequenas facas para destruir o World Trade Center, demolir uma ala do Pentágono e matar 3.000 pessoas.
O feito levou alguns -especialmente no mundo muçulmano- a procurar um culpado mágico para explicar o que de outra forma pareceria inexplicável. Os judeus estão por trás dos ataques; a "junta de petróleo Cheney-Bush"planejou-os para que pudessem dominar os campos da Ásia Central e assim por diante.
O próprio Osama Bin Laden alega que a Al Qaeda foi a única responsável por 11 de setembro. Em 2004, ele divulgou um vídeo no qual explicava seus contatos com o principal seqüestrador, Mohammed Atta. Depois da maior investigação criminal da história, o governo americano também concluiu que a Al Qaeda foi a única responsável pelos ataques.
Isso nos leva à questão: o que levou a Al Qaeda a lançar os ataques?
Explicações pelos ataques podem ser classificadas em duas categorias - as que parecem plausíveis, mas são falhas e as mais prováveis espero ter ajudado