8.Após a queda da União Soviética e, consequentemente, do regime socialista, os países que antes faziam parte desse esquema resolveram mudar, até mesmo porque não tinha outro jeito. Para o regime capitalista, no entanto, essa mudança não aconteceu de forma simples devido à complexidade dos dois sistemas, já que cada um deles envolve questões políticas, econômicas e sociais.
O primeiro baque dos países que precisavam mudar foi o fato de terem novas situações que antes não faziam parte do sistema, inflação de preços, desemprego, salários baixos, ascensão da desigualdade social, violência, criminalidade, entre outros.
Considerando-se o texto, que aborda uma nova imagem da Terra, após o longo período da Guerra Fria, a alternativa que configura a imagem desse texto é
a) o mundo bipolar.
b) a multipolaridade mundial.
c) o império norte-americano.
d) a nova divisão internacional do trabalho.
9.A globalização constitui o estado supremo da internacionalização, a amplificação em um sistema-mundo, de todos os lugares e de todos os indivíduos, embora em graus diversos. Nesse sentido, com a unificação do planeta, a Terra torna-se um só e único "mundo" e assiste-se a uma refundição da "totalidade-terra". Trata-se de nova fase da história humana. Podemos admitir que a globalização constitui um paradigma para a compreensão dos diferentes aspectos da realidade contemporânea. Acerca da globalização, assinale a questão CORRETA.
a) Com a globalização, verifica-se uma desaceleração dos fluxos de capitais, tendo em vista o rápido desenvolvimento da tecnologia de informação, anulando o espaço e o tempo.
b) Com o processo de globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.
c) A internacionalização do capital traduz-se simultaneamente na não globalização dos processos produtivos, construindo ou reconstruindo novos espaços geográficos.
d) O mundo globalizado ainda não superou a bipolarização, de forte repercussão no espaço mundial, entre totalitarismo e capitalismo existente desde o período conhecido como Guerra Fria.
10.O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:
a) Ásia.
b) América do Norte.
c) Europa.
d) Oceania.
me ajudem por favor, estou estudando para tentar resolver rápido.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
8) alternativa "b"
9) Alternativa "a"
10) Alternativa "c"
Espero ter ajudado!!
jonatanascimento37:
obrigado ajudou muito mesmo
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás