O pedagogo que deseje atuar na promoção de educação em saúde deve, em primeiro lugar, conhecer as propostas relacionadas às mudanças no sistema de saúde brasileiro, quais os enfoques e prioridades em cada período atravessado. Diante desse conhecimento prévio, o profissional pedagogo poderá traçar metas e formas de atingimento das demandas sociais ligadas aos problemas de saúde no Brasil.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
I. Educação popular em saúde é uma prática que visa ajudar a população a compreender as causas das doenças e a se organizar para superá-las, tomando como ponto de partida os saberes prévios dos educandos. Propõe também uma troca de saberes popular e científico.
II. Em 1988, A Constituição Federal, em seu artigo 196, excluiu a saúde como um direito universal do cidadão, responsabilizando o sistema particular pela sua garantia.
III-A carta dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), traz os princípios básicos de cidadania, que asseguram ao brasileiro o ingresso digno ao sistema básico de saúde.
IV. Até primeira metade da década de 1970, todos os brasileiros tinham o direito de acesso à saúde garantida pelo Estado. Após a segunda metade, esse direito passou a ser apenas para quem tivesse carteira de trabalho assinada.
V. O Pedagogo pode contribuir para a formação do profissional de saúde, que precisa enxergar a necessidade do fortalecimento do caráter humano de sua atuação, fortalecendo a relação profissional de saúde/usuário para um viés também de apoio social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma:
a. V - F - V - V - V. CORRETA
b. F - V - F - V - F.
c. F - F - F - V - V.
d. V - V - V - V - V.
e. V - F - V - F – F
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
a. V - F - V - V - V. CORRETA
Explicação:
ronisemaria:
Corretíssima
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás