A Conferência de Berlim (26 de novembro de l884 a 15 de fevereiro de 1885) passou à história como o encontro político responsável pela divisão do continente africano entre os principais Estados europeus (Grã-Bretanha, França, Portugal, Alemanha e Espanha) e a Bélgica, representada por um soberano, Leopoldo II. HERNANDEZ, Leila Leite. Movimentos de resistência na África. Revista de História. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2020. [Adaptado.]
Esse evento determinou:
a) um conjunto de regras que contribuiu para a partilha da África entre os países europeus, sem levar em consideração os interesses dos povos do continente.
b) as novas fronteiras dos países africanos, levando em consideração a diversidade étnica e geográfica do continente.
c) o início do imperialismo na África, que promoveu a industrialização e o crescimento econômico dos países africanos.
d) um conjunto de medidas que garantiram melhores condições de vida e de trabalho para os povos da África.
e) a divisão da África e da Ásia entre os países europeus, que buscou separar etnias inimigas em territórios distintos para evitar conflitos tribais.
POR FAVOR ME AJUDEM, É URGENTE!!!!!
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa a.
Explicação:
A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
joaogabriel27948:
obrigado de verdade, você tem certeza da resposta?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás