O debate entre interpretações racionalistas e empiristas ultrapassa o campo da teoria do conhecimento, chegando a outros saberes, como a ética e a política. Considere os seguintes posicionamentos decorrentes dos pressupostos advindos do racionalismo e do empirismo aplicados a outras áreas da pesquisa filosófica:
I. Para os racionalistas, pelo uso da razão é possível chegar à verdade no campo da ação ética e da ação política.
II. Os racionalistas afirmam que diversos aspectos da vida humana podem ser controlados por uma razão bem desenvolvida.
III. Os empiristas afirmam que a razão produz ilusões, e estas devem ser evitadas para não comprometer a validade do conhecimento.
IV. Para os empiristas, a razão é capaz de controlar as emoções, uma vez que ela permite uma visão sempre completa da realidade humana.
V. David Hume, representante do empirismo, toma as sensações como fontes de compreensão da vida humana, pois acredita que o todo o conhecimento só é obtido por meio dos cinco sentidos.
Dos posicionamentos acima, são corretos:
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
I, II, III e IV.
Explicação:
Alternativa 4:
I, II, III e IV.
O empirismo atribui o conhecimento às sensações e às experiências que o sujeito possui ao se deparar com o mundo e o racionalismo atribui importância à razão (I, II e III).
Questões sobre racionalistas e empiristas:
I. Verdadeiro. Para os racionalistas, pelo uso da razão é possível chegar à verdade no campo da ação ética e da ação política.
II. Verdadeiro. Os racionalistas afirmam que diversos aspectos da vida humana podem ser controlados por uma razão bem desenvolvida.
III. Verdadeiro. Os empiristas afirmam que a razão produz ilusões, e estas devem ser evitadas para não comprometer a validade do conhecimento.
IV. Falso. A filosofia empírica, diferente da teoria do conhecimento racional, foca no conhecimento atribuído aos sentidos e às sensações humanas.
Saiba mais sobre racionalistas e empiristas em: https://brainly.com.br/tarefa/136963
#SPJ5