• Matéria: Artes
  • Autor: ICHIGOOO
  • Perguntado 5 anos atrás


"Em 1933,a pintora Tarsila do Amaral, um dos expoentes do modernismo nacional, concluiu sua
tela "Operários", na qual retrata a enorme diversidade étnica dos brasileiros que chegavam aos
magotes para trabalhar nas fábricas de São Paulo. Hoje, mais de oito décadas depois, a tela de
Tarsila poderia trazer alguns brasileiros humildes usando um chapéu de formatura, para simbolizar
que até filhos de operários, em certos casos, podem concluir um curso universitário.
O avanço das cotas - A tela de Tarsila do Amaral (à esquerda) e a intervenção de Veja, com os
chapéus de formatura: a universidade, pelo menos, abriu as portas." (Veja, 16/08/2017)
1-sobre a ação da revista sobre a tela de Tarsila, é verdadeiro dizer-se que:
a)Ao intervir sobre a obra, Veja subverte, de forma negativa, o discurso da autora e sua maneira
de ler o mundo.
b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar
ascensão social e econômica por meio da educação.
c) Veja se apropria da criação artística de Tarsila, construindo um plágio da tela "Operários”.
d) A revista comete um equívoco, uma vez que não é admissível a ocorrência de intertextualidade
na pintura​

Respostas

respondido por: Cinzafosco
4

Resposta:

b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar ascensão social e econômica por meio da educação.

respondido por: amandawust22
2

Resposta:

b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar

ascensão social e econômica por meio da educação.

Explicação:

vi no estuda..com , confia

Perguntas similares