• Matéria: Sociologia
  • Autor: isalubah
  • Perguntado 5 anos atrás

Cite os quatro movimentos religiosos pesquisado por Max Weber(1864-1920), para relacionar a ética protestante e o espírito do capitalismo apresente a principal característica de cada movimento

Respostas

respondido por: natangeneroso
2

Resposta:

1 - Calvinismo

Se estabeleceu na Holanda, Inglaterra e França, sobre a qual as grandes lutas políticas e culturais dos séculos XVI e XVII tinham-se realizado. A predestinação era seu dogma principal, que podemos auferir da Confissão de Westminster, dizia que Deus, através de seus decretos, decidiu o destino de cada indivíduo, uns a vida, outros a morte. Dessa forma, era impossível para um ser humano perder a Graça e a Salvação concedida por Ele, assim como adquiri-las se as fossem negadas.

Isso foi encarado e combatido como sendo um grande elemento de perigo político, uma vez que, cabia a cada um seguir sozinho à procura do seu caminho, em busca daquilo que já estava determinado para ele e para a eternidade. Ninguém poderia ajudá-lo. Para os calvinistas Deus ajuda quem se ajuda e, para isso, Ele requer dos fiéis uma vida de bons trabalhos. Desta feita, o trabalho tem uma imensa importância na vida dos indivíduos, o que dá base a racionalização do trabalho, estrutura do sistema econômico capitalista.

Foi o que definiu a diferença absolutamente decisiva com relação ao catolicismo, uma vez que eliminou por completo o projeto de salvação por meio da igreja e seus sacramentos.

2- Pietismo

Foi no início uma cisão do movimento calvininsta na Inglaterra e na Holanda e mais tarde absorvido pelo luteranismo. Levou seus fiéis a viverem em comunidades, livres das tentações do mundo, voltados para a vontade de Deus. Assim, poderiam ter a certeza do seu renascimento, pelos sinais externos presentes em sua conduta diária. Com isso, criou-se um maior controle da conduta da vocação.

Mesmo não tendo um ajustamento dogmático satisfatório, conservou-se como um movimento da igreja luterana, sendo seu líder Spencer. Sua base religiosa era voltada para a ética vocacional, pois o próprio Deus abençoava seus escolhidos através do sucesso em seu trabalho. E para não dar chance ao azar, pois poderia acontecer de algum pietista não encontrar sua vocação, a irmandade funcionava como um centro missionário e uma empresa de negócios, que dirigia seus crentes no caminho do ascetismo secular.

Com ênfase no lado emocional, o Pietismo não desenvolveu a racionalização da atividade mundana da mesma forma que os calvinistas, que por sua vez estava relacionado com um rigoroso legalismo e com o universo dos empreendedores capitalistas burgueses

3- Metodista

Movimento anglo-americano, conhecido como Pietismo Continental. Apresentava uma indiferença pelo ascetismo calvinista, trazia a natureza sistemática e metódica da conduta dos seus seguidores, com o propósito a certitudo salutis (certeza da salvação). Sua base estava no puro sentimento da certeza do perdão, derivado do testemunho do espírito.

Devido à exposição de Wesley às influências moravianas e luteranas, apenas o conceito da regeneração – a certeza emocional da salvação como resultado imediato da fé – foi mantido como fundamento da graça, além da santificação pela libertação do pecado.

Os metodistas acreditam que as boas obras devem ser realizadas apenas para a glória de Deus. Quem não pratica obras boas não é um bom crente.

4- As seitas batistas

Esses grupos, dentre os quais, além dos batistas, temos os menonitas e os quakers, encontramos uma fonte independente de ascetismo protestante que diferem em princípio da doutrina calvinista.

A comunidade religiosa já não era vista como uma instituição que deveria incluir justos e injustos, quer para aumentar a glória de Deus (calvinistas), quer como um meio de trazer aos homens os meios da salvação (católicos e luteranos), mas exclusivamente como uma comunidade de pessoas crentes na redenção (renascimento), não como uma igreja, mas como uma seita, na qual só adultos, que tivessem adquirido pessoalmente sua própria fé, poderiam ser batizados.

A justificação por esta fé era radicalmente diferente da ideia do trabalho mundano a serviço de Cristo, como impunha o dogma ortodoxo do protestantismo mais antigo. Consistia mais na tomada da posse espiritual do seu dom da salvação.

Mas isso ocorria mediante a revelação individual, pelo trabalho do Espírito Divino sobre o indivíduo, e apenas desse modo. Era oferecido para todo mundo. Bastaria esperar pelo Espírito, sem resistir à sua vinda com um apego pecaminoso a este mundo.

Um rígido afastamento do mundo, mantendo o intercâmbio estritamente necessário com as pessoas mundanas, apego aos ensinamentos bíblicos, no sentido de assumir um modelo de vida próximo ao dos primeiros cristãos, foram o resultado das primeiras comunidades anabatistas.

Repudiavam toda idolatria à carne. O modo de vida bíblico foi concebido pelos primeiros batistas suíços e do sul da Alemanha com radicalismo, semelhante a São Francisco, evidenciando uma inequívoca ruptura com gozo da vida.

Perguntas similares