• Matéria: Filosofia
  • Autor: karinebarreto34
  • Perguntado 5 anos atrás

O século XX foi a era das incertezas. Todo otimismo da razão humana e de progresso no século XIX se mostraram ilusórios para o século XX. Que fatos comprovaram essa desilusão tanto com os projetos de progresso pela ciência, bem como do entendimento humano?​

Respostas

respondido por: beatrizferraz70
3

Resposta:

O artigo discute os desafios colocados às teorias sociais modernas gerados pela crise nas teorias do planejamento do desenvolvimento, diante da conformação de uma sociedade de risco _ individual, social e ambiental. Neste sentido as teses formuladas no âmbito das teorias desenvolvimentistas, que prometiam realizar a felicidade da humanidade, transformaram-se em um projeto normativo e teórico de modernização-racionalização, pela via da certeza de seus resultados através do planejamento. No entanto, contrariamente a esta perspectiva concebida no seio da filosofia iluminista, acaba por constituir a idéia de progresso paralelamente a uma situação iminente de riscos sociais, que então, contra-argumenta as teorias sociais modernas e sua perspectiva de análise globalizante.

Palavras-chave: teoria da modernidade, planejamento do desenvolvimento, sociedade de risco, modernização, desenvolvimento sustentável.

Explicação:


karinebarreto34: Muitooo obg
Perguntas similares