Respostas
Resposta:
Primeira causa: educação. De fato, ser cidadão no Brasil é ter que lidar com o desprezo oferecido pelo Estado quanto a educação. A situação é precária1 Não há verbas, os profissionais nessa área não são remunerados como deveriam e as condições de ensino são insuficientes.
Segunda causa: saúde. Nem todos nós, cidadãos brasileiros, podemos arcar com custos de convênio. Então temos que nos contentar com o SUS, que apesar de ajudar, causa também sofrimento e humilhação. Horas a fio em filas esperando para obter atendimento, meses para conseguir marcar uma consulta e indiferença vinda por parte dos profissionais quando somos atendidos.
Terceira causa: segurança. Nosso direito de ir e vir diariamente é corrompido (assaltos, acidentes, etc.). a segurança no Brasil é quase inexistente, principalmente para mulheres, que diariamente são vítimas de feminicídio e estupro. Por ausência de segurança o suficiente, por ausencia de justiça!
“A educação pública sem qualidade diminui a oportunidade de acesso a trabalho e à compreensão da própria dignidade da pessoa humana. Serviços de saúde precários abreviam vidas criativas, afetuosas e que ainda contribuiriam para o bem das pessoas. A falta de liberdades de religião, de reunião e de associação e de uma vida segura na cidade e no campo tem tolhido o sentido de comunidade e de pluralidade que tanto orgulhavam os brasileiros”, afirmou Raquel Dodge, jurista brasileira e procuradora geral.