2 – No trecho “pai eu já tô crescidinho / pague prá ver que eu aposto / vou escolher meu sapato”, qual a interpretação possível?
Respostas
Essa música “Sapato 36” possui uma letra extremamente crítica ao governo da época. Logo, o “Pai” mencionado na letra, trata-se de nosso país.
A reclamação do “Sapato 36″ nada mais é que o formato de governo daquela época e o conformismo das pessoas. Isso fica claro na primeira estrofe :”Eu calço é 37..meu pai me dá 36. Dói, mas no dia seguinte aperto meu pé outra vez, eu aperto meu pé outra vez”.
Em síntese, o povo odiava aquele regime, mas estavam acomodados com o mesmo.
A música segue e na estrofe seguinte o cantor já deixa claro sua posição em relação a toda essa situação, mostrando que estava na contra-māo e iria agir da forma que bem entendesse, fora da curva da mediocridade e hipocrisia que a maioria das pessoas viviam. “Pai eu já tô crescidinho, pague prá ver, que eu aposto. Vou escolher meu sapato e andar do jeito que eu gosto”. Ou seja, ele já não se conformava mais com a ditadura, com aquela pressão.
O refrão sem dúvidas, é o ponto mais elevado desse protesto nas entrelinhas e ataca diretamente a Ditadura Militar, no trecho: “De afogar tudo aquilo que eu sinto em meu peito”, ele fala sobre a angústia de não poder pensar e agir de forma que bem entendesse, em relação a proibição de dizer o que pensa e fazer o que se quer de verdade. Outro trecho interessante nessa música no refrão é quando ele fala que: "Você só vai ter o respeito que quer. Na realidade, no dia em que você souber respeitar a minha vontade”, explicitamente ele se refere a liberdade da expressão.
Ao ler o trecho que você postou, sem contexto, podemos pensar que é um filho falando com o pai. Mas no contexto da música e contexto histórico, a interpretação é totalmente diferente.
Enfim, espero ter ajudado! Bons estudos.