Respostas
Resposta:
Desidratação por convecção: este é um dos métodos mais comuns, onde o calor sensível é transferido para o material por convecção. O agente de secagem (ar pré aquecido) passa sobre ou através do sólido, evaporando a umidade e transportando-a para fora do secador.
Desidratação por condução: quando há o aquecimento direto do material por transmissão de calor por contato direto;
Desidratação por atomização (spray drying): é a operação unitária através da qual o produto líquido é atomizado na corrente de gás quente, e pela rápida vaporização da água é obtido um pó quase que instantaneamente.
Secagem natural: quando tanto o material a secar como o ar se encontram nas condições ambientes;
Desidratação por congelamento (liofilização): este método baseia-se na sublimação da água congelada do material colocado em uma câmara de secagem onde a pressão é abaixo do ponto tríplice da água. Este método é utilizado quando o material a ser seco não pode ser aquecido, mesmo com temperaturas baixas.
Desidratação osmótica: este método consiste na redução da umidade através de sua imersão em uma solução desidratante. Este processo provoca a ocorrência de fluxos concomitantes através do tecido celular, como consequência da diferença de pressão osmótica entre a solução e o alimento: um fluxo de água difundindo-se desde o interior do produto até a solução e outro, em direção oposta, do soluto desidratante difundindo-se desde a solução até o produto.
Espero ter ajudado.