Leia o trecho IV retirado do poema de Castro Alves intitulado O Navio Negreiro
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais.
O poema de Castro Alves descreve uma parte da viagem em um navio negreiro, também conhecidos como navios tumbeiros, que traziam pessoas escravizadas para as Américas. Sobre a escravidão africana é correto afirmar que:
a) na prática a escravidão de fato nunca ocorreu, já que os próprios negros vendiam uns aos outros na África, era um costume tradicional, sendo assim as pessoas que eram escravizadas não lutavam contra essa situação.
b) a escravidão surgiu durante a época do descobrimento da América e foi muito importante para o progresso desse continente, sem ela não teríamos chegado aonde chegamos.
c) no Brasil nunca tivemos escravidão, já que somos um povo muito misturado e que cresceu a partir dessa mistura. É bom ressaltar que das três principais raças que nos formaram a branca é a mais evoluída e, portanto, foi a que dirigiu as demais no processo de nossa formação como país.
d) a escravidão existiu desde os tempos da Antiguidade (a base da economia romana, por exemplo, era o comércio de escravos) e continuou nos tempos do descobrimento e colonização da América. O diferencial destes tempos de colonização foi a escravidão ter sido, principalmente, africana e acabou gerando um tipo de comércio característico que ligava três continentes – África, Europa e América – no chamado Comércio Triangular, baseado na venda e troca de produtos por pessoas escravizadas na África.
e) no Brasil apenas os negros africanos foram escravizados, por serem considerados uma raça inferior e que mereciam ser dominada por não serem cristão, dessa forma sua escravidão se justificou e se justifica até hoje.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
letra D a escravidão sempre existiu
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás