1) “O mosquito Aedes aegypti – vetor de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya – parece tão comum ao cotidiano dos brasileiros que esquecemos que essa é uma espécie invasora. O mosquito leva no nome seu país de origem, o Egito, e do continente africano pegou carona nos navios de tráfico negreiro e desembarcou na costa do Brasil colonial, ainda no século XVI. Por aqui, o Aedes aegypti encontrou clima tropical, tornando sua adaptação ao novo espaço mais fácil. Hoje, é uma das espécies invasoras mais populares do Brasil e está presente em todos os municípios, gerando danos significativos à saúde humana.” Uma Espécie Exótica Invasora é definida como uma espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, se prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas que passa a ocupar. Qual das alternativas abaixo apresenta não representa características que facilitam o processo de invasão de espécies exóticas em novos ambientes? *
1 ponto
a) Crescimento rápido, reprodução precoce com grandes quantidades de descendentes.
b) Fácil adaptação ao novo ambiente e, na ausência de inimigos naturais.
c) Hábitos generalistas e grande plasticidade fenotípica.
d) Reprodução tardia com poucos descendentes e nicho ecológico estreito (especialistas).
2) “As sementes misteriosas que estão chegando pelos Correios de encomendas de países asiáticos, dentre eles a China, foram plantas por, pelo menos, dez paranaenses. A informação é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Das dez plantas localizadas pela Adapar, somente a de Maringá já havia se formado e estava produzindo sementes. As autoridades sanitárias do Brasil alertam para os riscos que estes pacotes de sementes que estão chegando pelos Correios podem oferecer para a saúde dos brasileiros. O Ministério da Agricultura já identificou fungos e bactérias em vários pacotes que foram enviados para análises. A recomendação é não abrir os pacotes e encaminhá-los imediatamente para um órgão ambiental, que fará o envio até a Adapar, se o endereço for o Paraná, ou para outros órgãos estaduais de outras regiões, se for o caso. A Adapar e o Ministério da Agricultura não recomendam o plantio das sementes que estão chegando pelos Correios em endereços do Paraná. Muito menos o descarte destes pacotes no lixo para não correr o risco das sementes nascerem. Veja as cidades em que foram encontradas plantas de sementes misteriosas no Paraná: Campo Mourão – 2; Paranavaí – 1; Maringá – 1; Londrina – 1; Nova Fátima – 1; Clevelândia – 1; Pinhais – 1; Curitiba – 1 Além dos perigos relacionados à saúde, as sementes recebidas de países asiáticos podem gerar um problema ecológico conhecido como introdução de espécies exóticas invasoras, que pode ter como impacto ambiental: *
1 ponto
a. Ocupação de nichos ecológicos de espécies da flora local.
b. Eutrofização de corpos d’água pelos nutrientes consumidos pelas plantas invasoras.
c. Aumento da quantidade de alimento para consumidores secundários locais.
d. Competição intraespecífica com espécies de plantas locais.
Respostas
Resposta:
1- D) Reprodução tardia com poucos descendentes e nicho ecológico estreito (especialistas).
2- A) Ocupação de nichos ecológicos de espécies da flora local.
Explicação:
Google Classroom
✅
Resposta:
1) d) Reprodução tardia com poucos descendentes e nicho ecológico estreito (especialistas).
2) a) Ocupação de nichos ecológicos de espécies da flora local.
Explicação:
1) A questão enfatiza uma caracteriza que NÃO facilita o processo de invasão de espécies exóticas em novos ambientes. A reprodução tardia com poucos descendentes e hábitos especialistas são o oposto do que encontramos em espécies exóticas invasoras: reprodução precoce e hábitos generalistas.
2) As espécies exóticas invasoras ocupam nichos ecológicos de espécies da flora local por apresentarem uma reprodução precoce, com crescimento e desenvolvimento rápidos; além de não terem predadores naturais no novo ambiente em que se encontram, ocupando adequadamente esse novo nicho.
✔ Confirmado Pelos Professores do Google ClassRoom:
obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra d) para a 1., e a letra a) para a 2)., Como da para ver nas imagens: