01. Em sua opinião, o radicalismo islâmico que promove atentados terroristas contra o mundo
ocidental reflete a ideologia da religião criada por Maomé cerca de 1500 anos atrás? Justifique:
02. Por que os ataques às Torres Gêmeas em 2001 representaram um importante fator de consolidação
da imposição da cultura e política norte-americana sobre os povos do Oriente Médio?.
Respostas
1 - O Radicalismo Islâmico é uma interpretação minoritária do Islã, e é criticado pela maioria dos muçulmanos, tanto os que são teólogos quanto os que apenas seguem a religião, e não representa a única forma de compreender o Islã.
Vale ressaltar ainda que, em números absolutos, as maiores vítimas de atentados terroristas islâmicos são outros adeptos da fé islâmica, já que a maioria destes ataques acontece em países muçulmanos, como o Iraque.
2 - O ataque foi simbólico pois serviu de pretexto a "Guerra ao Terror", que aumentou a interferência, por meio de ações militares, muitas delas desastrosas, dos Estados Unidos no Oriente Médio.
1) O radicalismo fundamentalista, mesmo sendo visto como minoritário, atinge uma enorme quantidade de pessoas porque "minoritário", em uma religião do tamanho do Islã, ainda envolve milhões de seguidores.
Assim, ainda que haja divergência dentro do próprio Islã, cabe aos líderes pacíficos da religião condenar veementemente tais radicalismos, assim como cabe aos líderes políticos que governam teocraticamente condenar os atentados assinados por diversos movimentos.
Não raro, contudo, as relações entre os líderes radicais e os líderes pacíficos se estendem para além do que o público e a imprensa veem.
Vale lembrar, neste sentido, que nem toda religião é igual, apesar de que o respeito vale para todas. Não é absurdo dizer que em outras religiões não se discute butim de guerra, como ocorre no Corão, e nem se promete um paraíso extremamente materialista, com delícias, comidas e mulheres virgens, o que seria considerado gula e luxúria na religião católica, por exemplo.
2) O ataque às Torres Gêmeas foi considerado pelos Estados Unidos como o maior atentado à segurança nacional em sua história. Consolidou-se, afinal, no coração do país e no maior símbolo da cultura liberal americana: Nova Iorque.
A partir deste episódio, sob o governo de George Bush, os americanos iniciaram uma guerra contra o terrorismo. Buscou-se armas de fabricação em massa no Iraque e deu-se a entrada dos Estados Unidos em alguns países no Oriente Médio, além do Afeganistão, não só por questões de segurança mas, também, por questões geopolíticas.
O mentor do atentado de 2001, Osama Bin Laden, foi morto na administração Obama, que deu continuidade às guerras de George Bush e iniciou outras em países vizinhos.
Apenas com Donald Trump que os americanos, em mais de trintas anos, não entraram guerra alguma.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/22891931
https://brainly.com.br/tarefa/8970707