• Matéria: História
  • Autor: Deidara12
  • Perguntado 5 anos atrás

"Ao contrário do que ocorria com a produção de cana-de-açúcar no Nordeste, o metal extraído dos leitos dos rios mineiros não dependia da demanda internacional e suas oscilações de cotação: já vinha em forma de dinheiro, pronto para ser posto em circulação ali mesmo. O ouro em pó transformou-se imediatamente na principal moeda das Minas Gerais naquele final do século XVII. E era tão abundante que, embora quase sempre tivesse Portugal como destino, causou enorme impacto econômico e social também deste lado do Atlântico". (Angelo Alves Carrara). O trecho anterior relata alguns dos aspectos relacionados à mineração no Brasil colonial. Quanto a essa atividade econômica, pode-se dizer que *

a) os impactos sociais e econômicos frutos da mineração foram perceptíveis fora do Brasil, o que não se verificou internamente.

b) o trabalho escravo foi pouco utilizado nas regiões mineradoras, diferentemente do que aconteceu na região açucareira nordestina.

c) a exploração de ouro em nosso território era uma atividade restrita às camadas populares e de início realizado de maneira organizada e ordeira entre os que primeiro chegaram àquela região.

d) a atividade mineradora ocasionou um grande aquecimento do mercado interno com o fornecimento de vários tipos de gêneros oriundos de todas as regiões do país.​

Respostas

respondido por: anaritar615
11

Resposta:

letra á espero te ajudado

respondido por: gabisteiner1007
6

Resposta:

Letra D

Explicação:

a atividade mineradora ocasionou um grande aquecimento do mercado interno com o fornecimento de vários tipos de gêneros oriundos de todas as regiões do país.

Espero ter te ajudado

Perguntas similares