• Matéria: História
  • Autor: EduardNorton
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça uma breve redação (mínimo 10 linhas) sobre a questão ambiental que envolve a destruição das matas por conta da produção do café desde a época de D.Pedro II. Comente sobre a perda dessas matas.​

Respostas

respondido por: cibelelopesgoncalves
2

Resposta:Como era o plantio de café na mata carioca

O plantio do café no Brasil começou no Pará e logo migrou para o Rio de Janeiro, no final do século 18. Mas foi no século 19 que o produto brasileiro realmente começou a decolar no mercado externo e com isso sua produção para a exportação aumentou.

Em 1808, a Família Real portuguesa desembarcou no Brasil, trazendo consigo um número de pessoas para o qual a cidade não estava preparada. Nas palavras de Pedro de Castro da Cunha e Menezes, diplomata, pesquisador da história das matas cariocas e autor de Parque Nacional da Tijuca - uma floresta na metrópole (Andrea Jakobsson Estúdio, 2010), "a Floresta da Tijuca nunca mais foi a mesma".

Segundo conta da Cunha e Menezes, Dom João 6º permitiu que estrangeiros fixassem residência no Brasil e convidou para o país nobres e fazendeiros franceses que haviam deixado seu país durante a Revolução Francesa e o período napoleônico.

Esses estrangeiros – não só franceses, mas também holandeses e de outras nações europeias – compraram terras nas partes altas da Floresta da Tijuca, onde o clima mais ameno. A região virou o ambiente da alta sociedade do Rio de Janeiro, onde as famílias ricas se refugiavam do calor no verão.

Mas além disso, aquele ambiente era mais adequado ao plantio de café, avesso a temperaturas altas. "O padrão era comprar, desmatar, vender a madeira como carvão vegetal e plantar café no terreno 'limpo', descreve da Cunha e Menezes em outro de seus livros, Parque Nacional Da Tijuca : 140 Anos Da Reconstrução De Uma Floresta (Ouro Sobre Azul, 2001), escrito em coautoria com Marcos Sá Corrêa e Ricardo Azoury.

Explicação:

espero ter ajudado


EduardNorton: valeu mano
Perguntas similares