O químico estadunidense Linus Carl Pauling observou que os átomos dos elementos químicos apresentavam diferentes intensidades de atração sobre os pares eletrônicos em ligações covalentes. Essa diferença de intensidade, responsável por diversas propriedades químicas e físicas das substâncias, foi denominada eletronegatividade, cujos valores não são absolutos. Eles representam a diferença comparativa entre as intensidades dos átomos participantes de uma ligação covalente ao atrair elétrons ligantes. Considerando a eletronegatividade nas ligações químicas, julgue os itens, considerando C para os corretos e E para os errados.
( ) Os átomos que possuem maior eletronegatividade são aqueles que têm maior tendência a atrair os elétrons das ligações covalentes das quais participam.
( ) Em uma molécula de hidrogênio (H2) não há formação de polos elétricos entre eles, assim temos uma ligação covalente polar.
( ) Na ligação entre dois átomos de igual eletronegatividade, os elétrons são compartilhados igualmente pelos dois átomos e há um equilíbrio de elétrons na região ao redor dos núcleos.
( ) Quando se tem átomos ligantes com diferentes valores de eletronegatividade, o átomo de maior eletronegatividade atrai o par de elétrons compartilhado para perto de si, gerando uma polarização da molécula.
( ) As ligações, nas quais ocorrem compartilhamentos desiguais de elétrons entre os átomos ligantes, são denominadas ligações covalentes polares.
( ) Na molécula de (HCl) ocorre uma ligação covalente apolar, pois o cloro, mais eletronegativo que o hidrogênio, atrai os elétrons em sua direção criando um acúmulo de carga negativa do seu lado e um acúmulo de carga positiva no lado do hidrogênio.
( ) A ligação química é predominantemente covalente ou predominantemente iônica. A divisão entre esses dois tipos de caráter da ligação – iônico e covalente – pode ser marcada pela diferença de eletronegatividade de aproximadamente 1,7.
Respostas
Resposta:
(C ) Os átomos que possuem maior eletronegatividade são aqueles que têm maior tendência a atrair os elétrons das ligações covalentes das quais participam.
(E ) Em uma molécula de hidrogênio (H2) não há formação de polos elétricos entre eles, assim temos uma ligação covalente polar. Em uma molécula de hidrogênio (H2) não há formação de polos elétricos entre eles, assim temos uma ligação covalente apolar.
(C ) Na ligação entre dois átomos de igual eletronegatividade, os elétrons são compartilhados igualmente pelos dois átomos e há um equilíbrio de elétrons na região ao redor dos núcleos.
(C ) Quando se tem átomos ligantes com diferentes valores de eletronegatividade, o átomo de maior eletronegatividade atrai o par de elétrons compartilhado para perto de si, gerando uma polarização da molécula.
(C ) As ligações, nas quais ocorrem compartilhamentos desiguais de elétrons entre os átomos ligantes, são denominadas ligações covalentes polares.
(E ) Na molécula de (HCl) ocorre uma ligação covalente apolar, pois o cloro, mais eletronegativo que o hidrogênio, atrai os elétrons em sua direção criando um acúmulo de carga negativa do seu lado e um acúmulo de carga positiva no lado do hidrogênio. Na molécula de (HCl) ocorre uma ligação covalente polar, pois o cloro, mais eletronegativo que o hidrogênio, atrai os elétrons em sua direção criando um acúmulo de carga negativa do seu lado e um acúmulo de carga positiva no lado do hidrogênio.
(C ) A ligação química é predominantemente covalente ou predominantemente iônica. A divisão entre esses dois tipos de caráter da ligação – iônico e covalente – pode ser marcada pela diferença de eletronegatividade de aproximadamente 1,7.
Explicação: