os impactos ambientais causados pelas queimadas no brasil
produção de texto
mínimo 30 linhas
vou dar todos meus pontos
Respostas
Resposta:
A fumaça de uma queimada em um estado poderá atingir outro, e até mesmo outro país, como acontece com a poluição das águas. Estas queimadas afetam o solo, o ar, as águas, os mananciais, a fauna e a flora, atingindo amplamente o ecossistema, o que fere frontalmente as leis ambientais.
Resposta:
As queimadas causam inúmeros danos ao solo, principalmente na questão nutricional. Ela altera, direta ou indiretamente, as características físicas, químicas, morfológicas e biológicas. O pH, teor de nutrientes e carbono, biodiversidade da micro, meso e macrofauna, temperatura, porosidade e densidade são exemplos de seu impacto.
Após as queimadas, o solo sofre muito com ressecamento em dias de sol e com erosões em época de chuva. Mesmo trazendo alguns benefícios por conta das cinzas depositadas sobre a superfície, esses nutrientes ficam no solo por apenas 3 anos após a queima. O aumento da quantidade e da disponibilidade de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e até mesmo o pH são os nutrientes gerados por ela. Então podemos concluir que a prática não é viável, ao considerar todos os danos ambientais por ela provocados.
Pelos resultados rápidos, temporários, ainda quando feitas tecnicamente, e de empobrecimento continuado da terra e danos para o ecossistema, quando desordenadas, entre os autores de estudos nessa área a decisão por trabalhar a terra com queimadas é um artifício cada vez mais raro. A névoa seca que escurece os céus do Brasil Central nessa época do ano, pelas queimadas, é uma demonstração visível dessa enorme perda de nutrientes. Nessas mesmas fumaça e cinza, uma boa parte do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio e enxofre entram em suspensão no ar sob a forma de micropartículas de cinza, constituindo a parte visível da fumaça.
Desta forma, a grande perda de nutrientes provocada pelo fogo dá-se em forma de transferência para a atmosfera. Durante as queimadas, o elemento de maior perda (90%) é o nitrogênio que está presente na fitomassa e vai como forma de fumaça para a atmosfera. A preservação do ecossistema vem realizando estudos e trabalhos com o fim de substituir o que seriam os benefícios das queimadas. Nesse mesmo Órgão está sendo realizado um trabalho, via satélite, para avaliar o risco de incêndios no Pantanal visando monitorar e diminuir os focos de incêndios.
Explicação: