• Matéria: Geografia
  • Autor: MarjTomaz
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém pode resumir pra mim?
No Brasil, a bacia do Rio São Francisco, a terceira maior da América do Sul, tem garantido a sobrevivência de milhões de pessoas por atravessar uma das regiões mais secas do continente. Diversos projetos de irrigação estão, hoje, transforma ampla paisagem árida, fazendo surgir novas espécies, como as frutas, que representam o produto agrícola de alto valor econômico agregado.
No Cone Sul, a Bacia do Prata concentra o maior número de humanos, tecnologia e desenvolvimento industrial da América do Sul. Localizadas na bacia, estão grandes metrópoles, como São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. Ao mesmo tempo, em suas cabeceiras, no alto Paraguai, localiza-se a maior área inundada do planeta, o Pantanal. Ele de abriga a importante biodiversidade e serve de pouso para aves migratórias do hemisfério norte.
A urbanização crescente na região, com mais de setenta por cento da população vivendo nas cidades, tem provocado problemas sérios de contaminação das águas e de degradação das margens dos rios. Na América Latina, esta urbanização causou déficits graves no setor de saneamento. Trinta por cento da população urbana não tem acesso à água potável. Cinquenta por cento está conectada à rede de coleta e oitenta por cento do esgoto urbano é jogado nos rios ou mares. A solução deste problema passa por vultosos investimentos da ordem de cento e cinquenta bilhões de dólares, eficácia na utilização de recursos fiscais e uma maior solidariedade dos países ricos com os pobres de todos os países americanos. Uma ideia que já está funcionando no Brasil é o poder público pagar pelos serviços efetivamente prestados e não por obras que nem sempre funcionam adequadamente.
Um avanço importante tem sido o uso da água para geração de energia. A bacia do prata se localizam hidrelétricas binacionais, com grande capacidade de geração de energia, servindo o Sul do Brasil a Argentina, o Paraguai e Uruguai. A opção pela hidroeletricidade, pela maioria dos países america representam investimento em energia limpa, que não polui a atmosfera e permite a proteção ambiental das áreas alagadas, sendo fonte de pesquisas e de projetos de repovoamento de espécies nativas de fauna e flora. A cooperação entre os países das América na gestão dos recursos hídricos de bacias com rios transfronteiriços. É um exemplo bem sucedido que se espelha no CIC, comitê intergovernamental da Bacia do Prata, no Sica, Sistema de Integração Centro Americana, no TCA, tratado de cooperação da Amazônia, que envolve oito países da América do Sul. Na Comissão dos Grandes Lagos, estabelecida entre Canadá e Estados Unidos e na comissão internacional de fronteira e água, entre os Estados Unidos da América e o México.
A consciência da importância vital da água levou os governos das Américas a atualizar a legislação referente aos recursos hídricos. Em muitos países, a gestão participativa é uma realidade, a presença de usuários e organizações não-governamentais no processo de tomada de decisão, proporciona ações coerentes e duradouras da gestão integrada de bacias hidrográficas. Brasil, México e Chile, já possuem um modelo de gestão compartilhada a partir de comitês e subcomitês de bacia. São estes comitês que decidem o melhor uso dos recursos hídricos e as ações de recuperação e de prevenção.
O objetivo é inverter uma equação antiga. Não basta consumir água. é preciso utilizá-la de forma racional e parcimoniosa através de uma gestão integrada e participativa. Esse é o caminho que está sendo trilhado hoje pelos países americanos. É um caminho que traz a vida de volta aos rios do continente. Rios que representam mais qualidade de vida para milhões de pessoas.

Respostas

respondido por: duda4194
2

Resposta:

acessar o site reescreve texto ,la ele vai resumir .coloca um paragrafo de cada vez

Explicação:

Perguntas similares