Respostas
Olá! Meu nome é Karin, vou te ajudar com a sua dúvida! (*^‿^*)
❑ Planetas escolhidos: terra, Júpiter e Mercúrio.
Planeta Terra
→ A composição da Terra é estruturada em camadas. A crosta terrestre é constituída principalmente de granito, sob a qual asssenta-se também um camada de basalto, suportando as porções continentais e os oceanos . A litosfera possui cerca de 70 quilômetros de espessura. A 33 quilômetros de profundidade desta camada, a temperatura chega a atingir por volta de 1000C. O manto situa-se na zona inferior à crosta e é constituído de material ígneo rochoso. A composição do manto é constituída principalmente de vários silicatos de magnésio. O núcleo é supostamente constituído de ferro em estado de fusão; o espaço mais interior deste núcleo contém ferro em estado sólido.
As dimensões da Terra vêm a seguir:
Área de Superfície: 315.096.000 de quilômetros quadrados
Massa: 6,586 quatrilhões de toneladas
Circunferência Longitudinal: 39.842,4 quilômetros
Circunferência Latitudinal: 39.775,52 quilômetros
Quanto à composição da Terra, entre um total de 93 elementos químicos naturais existentes, nove destes elementos formam 99% da massa referente à crosta terrestre. Estes elementos são: Oxigênio, Silício, Alumínio, Ferro, Cálcio, Sódio, Potássio, Magnésio e Titânio. . Dois destes, o oxigênio e o silício, consistindo em elementos não-metálicos, formam juntos por volta de 3/4 da crosta terrestre. Já nas camadas internas à crosta terrestre, há a presença de por volta de 2000 tipos diversos de materiais de origem mineral, dos quais a grande maioria é formada por composições entre mais de um elemento químico. Os silicatos são os compostos mais abundantes dentre os minerais que formam a massa da camada interior à crosta terrestre.
[CRÉDITOS PARA: Algosobre]
Planeta Júpiter
→ Júpiter possui praticamente a mesma composição que o sol e, só não é uma estrela tão quente como este porque não possui densidade suficiente para elevar sua temperatura a tal ponto.
Júpiter tem 66 satélites ou luas, mas as quatro principais, descobertas por Galileu em 1610, chamam-se Io, Ganímedes, Europa e Calisto.
Devido à sua composição gasosa, Júpiter possui uma atmosfera muito profunda e diversos fenômenos interessantes. Um deles é a chamada “Mancha Vermelha de Júpiter”. Uma tempestade complexa que abriga diversas outras tempestades menores e que gira em sentido anti-horário.
As outras luas de júpiter são: Metis, Adrastea, Amaltea, Tebe, Leda, Himalaia, Lisitea, Elara, Ananke, Carme, Pasifae e Sínope.
Io é a única lua de júpiter que possui atividade vulcânica provocando neste as chamadas auroras de júpiter que nada mais são que as partículas expelidas pelas erupções de Io levadas até os pólos de júpiter pelo campo magnético deste.
[ CRÉDITOS PARA: InfoEscola]
Planeta Mercúrio
→ O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.
A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar. As altas temperaturas, em razão da proximidade com o sol, fazem com que esses átomos se dispersem pelo espaço, o que tem como consequências: o pequeno índice de erosão hídrica e eólica; a baixa proteção da atmosfera frente a meteoritos e a incapacidade de se conservar as médias térmicas. Por conta desse último fator, as temperaturas no planeta Mercúrio variam entre 430ºC e -170ºC durante a noite.
A superfície de Mercúrio é relativamente semelhante à da Lua, com uma grande quantidade de crateras formadas pelo impacto dos meteoritos que atingiram o planeta. A ausência de agentes erosivos de transformação do relevo faz com que essas crateras permaneçam conservadas durante muito tempo. A maior delas é a Bacia Caloris, formada há milhares de anos e com um diâmetro de 1550 km de extensão.
[CRÉDITOS PARA: Mundo Educação]
Espero ter te ajudado! Bons estudos!