• Matéria: História
  • Autor: Sou1burra1admito
  • Perguntado 5 anos atrás

Me ajudem a responder essa tabela sobre Atenas e Esparta

Anexos:

Respostas

respondido por: vicadiniz
1

Quem fundou: A origem de Atenas é marcada pela invasão dos aqueus, eólios e jônios. Esses povos foram responsáveis pela formação cultural da cidade de Atenas.

Já para Esparta os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras.

Localização: A Cidade-Estado de Esparta se localizava na região da Lacônia, ao sudeste do Peloponeso, tendo a sua zona costeira no Mar Egeu e ficando próxima das cidades de Messênia, Arcádia, Pilos e Argos.

Atenas, por sua vez, estava localizada na Ática, sendo a principal cidade da Liga de Delfos.

Capital: Atenas e Esparta já que ambas eram cidades estado.

Governo: No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática.

Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia (conselho de anciãos).

Organização social: A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos(homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam) e os escravos.

Já a estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas (os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula) os periecos(os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio) e os hilotas(escravos).

Educação: A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural, já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.

Já a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas.  As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.

Perguntas similares