• Matéria: Artes
  • Autor: henriqueotavio297
  • Perguntado 5 anos atrás

quem era Abdias do Nascimento?


parkzinhakook: PODE COLOCAR COMO MELHOR PUFAVOR
parkzinhakook: A MINHA RESPOSTA
ruanpmaia2006: oi tsunade
matheushenrickfdoliv: Olá tsunade que
matheushenrickfdoliv: Que vc tá fazendo as
matheushenrickfdoliv: Até ela usa o brainly
matheushenrickfdoliv: Que vergonha dos dias de hj
pedrohenriquea8320: ainda mas sendo honkage

Respostas

respondido por: parkzinhakook
88

Resposta:

Abdias do Nascimento (Franca, 14 de março de 1914 — Rio de Janeiro, 23 de maio de 2011) foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiro.

Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010. Fundou entidades pioneiras como o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Foi um idealizador do Memorial Zumbi e do Movimento Negro Unificado (MNU) e atuou em movimentos nacionais e internacionais como a Frente Negra Brasileira, a Negritude e o Pan-Africanismo. Quando jovem, durante quatro a cinco meses em 1936, foi membro da Ação Integralista Brasileira,onde atuou como jornalista, tendo se desligado no início de 1937 por se opor a "um segmento sistematicamente racista contra os negros" dentro do movimento. Atuou no antigo Partido Trabalhista Brasileiro (1945-65) e foi fundador do Partido Democrático Trabalhista em 1981, chegando a ser vice-presidente da legenda a que foi filiado até sua morte.

Foi professor emérito na Universidade do Estado de Nova York, campus de Buffalo, onde, durante seu exílio do regime militar, ele foi professor titular por dez anos. Nascimento atuou como professor visitante na Escola de Artes Dramáticas da Universidade Yale. Convidado pelo Fórum das Humanidades da Universidade Wesleyan, também nos Estados Unidos, ele participou na condição de professor visitante, com alguns dos mais destacados intelectuais da época, do Seminário "A Humanidade em Revolta". Foi professor convidado do Departamento de Línguas e Literaturas Africanas da Universidade de Ife, em Ifé, Nigéria. Voltando do exílio, foi deputado federal e senador da República, além de secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.

Explicação:

COLOCA COMO MELHOR PUFAVOR ⊕∧⊕


Orokinho7u7: ta preula temos um trava zapers por aqui
carolinylimaaraujo: kk kk kk
Orokinho7u7: trava meu whats fznd fv mi major
Orokinho7u7: tenho nem cell.... kskkaksk
Orokinho7u7: triste :'c
carolinylimaaraujo: mano, eu nem sei travar
carolinylimaaraujo: eu só falei zoando msm
Orokinho7u7: kk nss ';-;'
carolinylimaaraujo: kk k
Orokinho7u7: triste :>
Perguntas similares