Classrrom
1. O neurônio é uma célula responsável principalmente pela transmissão de informações. A estrutura de um neurônio representado na figura1. Marque a alternativa que indica o nome da estrutura indicada pelo número 1. *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) Corpo celular.
b) Dendrito.
c) Axônio.
d) Glia.
2. É possível observar, na região do axônio, uma membrana rica em lipídios que funciona como um isolante, tornando o impulso saltatório. Essa membrana, que é formada por prolongamentos de oligodendrócitos, recebe o nome de: *
1 ponto
a) nódulos de Ranvier.
b) dendritos.
c) bainha de mielina
d) fibra nervosa.
Respostas
Resposta: c) Axônio
c) bainha de mielina
Explicação:
Confia na mãe
╰ ┃ ▇━▇
┃ ┃ ╰━▅╮
╰┳╯ ╰ ┳╯
╰╮ ┳━╯ VALEU MINHA CONSAGRADA
▕▔▋ ╰╮╭━╮TA CERTIN
╱▔╲▋╰━┻┻╮╲╱▔▔▔╲
▏ ▔▔▔▔▔▔▔ O O ┃
╲╱▔╲▂▂▂▂╱▔╲▂▂▂╱
▏╳▕▇▇▕ ▏╳▕▇▇▕
╲▂╱╲▂╱ ╲▂╱╲▂╱
1) O nome da estrutura de um neurônio indicada pelo número 1 é: Alternativa c) Axônio.
Um axônio neuronal é uma espécie de manga ou "braço" que sai do centro do neurônio e vai para um lugar longe dele.
A forma dessa pequena estrutura nos dá pistas sobre qual é sua função. Basicamente, o papel dos axônios é fazer com que os sinais elétricos que viajam pelos neurônios cheguem a outro lugar do corpo.
O axônio é, portanto, uma espécie de canal através do qual os impulsos nervosos passam a toda velocidade.
Ele atua como um canal de comunicação entre a parte central do neurônio e outra parte do sistema nervoso à qual esse estímulo elétrico deve chegar.
2) A membrana, que é formada por prolongamentos de oligodendrócitos, recebe o nome de: Alternativa c) Bainha de mielina.
A bainha de mielina é uma camada isolante que se forma ao redor dos nervos, incluindo aqueles encontrados no cérebro e na medula espinhal.É composto por proteínas e substâncias gordurosas.
A bainha de mielina permite que os impulsos elétricos sejam transmitidos de forma rápida e eficiente pelos neurônios.
A mielina é uma estrutura multilaminar formada pelas membranas plasmáticas das células de Schwann que circundam os axônios dos neurônios com seu citoplasma, criando proteção além de outras funções.