O sistema colonial estava em crise no século XVIII, marcado pelo descontentamento de elites donas de terras, em especial dos criollos (brancos nascidos nas colônias). Era crescente a resistência de indígenas e negros escravizados. Entre os exemplos de revoltas, estão as de Tupac Amaru 1 e Tupac Amaru 2, ocorridas no vice-reinado do Peru, em 1737 e 1780. Os principais líderes desse processo de libertação foram Simón Bolívar e José de San Martín, que organizaram exércitos os dois extremos da América do Sul.
O texto faz uma referência clara à crise do sistema colonial?
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Simón foi um militar e líder político venezuelano, sendo o primeiro ilustrado a apoiar na prática a descolonização.[1] Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol.[2]
É correta a alternativa B, uma vez que a Espanha foi a potência europeia responsável pela colonização do Peru e do Rio da Prata, que são as regiões nas quais ocorreram as revoltas lideradas por Tupac Amaru (no Peru) e por José de San Martín (na Argentina).
O sistema colonial espanhol era dividido por meio de uma hierarquia étnico-política, na qual os indígenas e os escravizados africanos eram vistos como "inferiores". Havia uma parte da elite, o grupo dos Criollos, que era considerada como "pouco fiel" a Espanha, e era barrada de ocupar os postos absolutamente mais altos, tendo este grupo liderado os processos pela independência.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/11647220