Respostas
Resposta:
dnd^-^
Explicação:
Consequências

A humilhação imposta à Alemanha pelo Tratado de Versalhes deu margem para o surgimento do Nazismo.*
Os termos do Tratado de Versalhes, conforme podemos perceber, foram duríssimos. O Legislativo norte-americano, por exemplo, optou por não reconhecer o tratado e, assim, os Estados Unidos, um dos países que estiveram diretamente envolvidos com sua elaboração, não o ratificou.
Na Alemanha, as cláusulas do documento foram consideradas humilhantes. A opinião da sociedade alemã com os termos foi resumida pelo historiador Richard J. Evans:
O senso de ultraje e incredulidade que varreu as classes média e alta alemãs como uma onde de choque foi quase geral e teve impacto maciço também sobre muitos operários apoiadores dos social-democratas moderados. […] A maioria dos alemães sentiu de repente que o país havia sido brutalmente expulso da categoria das grandes potências e coberto com o que consideravam uma vergonha indevida. O Tratado de Versalhes foi condenado como uma paz ditada, imposta de forma unilateral sem possibilidade de negociação.|5|
A experiência da derrota e as consequências dela para a economia alemã contribuíram para que o país começasse a ser politicamente dominado por grupos com ideologias políticas radicais. A crise econômica causada pela guerra e pelas indenizações do tratado levou o país a enfrentar uma hiperinflação.
O contexto político do país no pós-guerra, com o domínio dos social-democratas e a humilhação que muitos soldados alemães enfrentaram ao retornarem ao país, contribuiu para que, nos meios militares alemães, teorias conspiratórias e ideais radicais fossem alimentados. Esse clima de descontentamento político gerou ressentimento e violência, orientando muitos à extrema-direita.
Toda a humilhação que o Tratado de Versalhes causou e seu papel fundamental em promover crise política e econômica na Alemanha abriram espaço para o surgimento do nazismo. A contribuição do Tratado de Versalhes no surgimento e fortalecimento do nazismo foi tão grande que o segundo ponto do programa do Partido Nazista exigia a revogação desse tratado.