• Matéria: História
  • Autor: Fornai123
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto.

"A derrubada do pau-brasil era feita pelos indígenas, que recebiam em troca objetos como espelhos, miçangas, pentes etc. Posteriormente, os nativos passaram a exigir outras mercadorias como pagamento. Sabendo que os
indígenas não conheciam artefatos de metal, os portugueses começaram a remunerá-los com tesouras, anzóis, machados de ferro e outros objetos.

Esses utensilios de metal modificaram substancialmente o modo de vida da população nativa. Com um machado de pedra - instrumento utilizado até então-, os indígenas levavam quase três horas para derrubar uma árvore;
com os machados de ferro, cerca de quinze minutos".

De acordo com o texto, os povos indígenas
A) recebiam produtos que não facilitavam a realização de suas atividades cotidianas.
B)
atuavam como verdadeiros protetores da floresta, impedindo a extração do pau-brasil.
C) negociavam com os colonizadores para que os produtos recebidos na prática do escambo pudessem ajudá-los na realização de atividades cotidianas.
O
D) aceitavam apenas produtos de metal, que poderiam ser revendidos para outros povos indígenas localizados longe da costa.​

Respostas

respondido por: gamermacc1
0

Resposta:

Olá, Fornai123, Desculpe pela demora para responder só vi sua pergunta hoje, então vamos lá, vamos direto ao ponto, a resposta seria a letra (C).

Explicação:

  Segundo o texto da sua Questão, No primeiro paragrafo podemos observar algumas respostas para sua pergunta: "Posteriormente, os nativos passaram a exigir outras mercadorias como pagamento. Sabendo que os indígenas não conheciam artefatos de metal, os portugueses começaram a remunera-los com tesouras anzóis e machados de ferro e outros objetos...".

   O texto acima fala a sim sobre a os maus produtos que recebia mais principalmente, os instrumentos e o modo que negociavam com os portugueses, para melhorar seu modo de trabalho, entre outros, Reposta (C)

Espero Ter ajudado atenciosamente Marcos <:

Bom dia...

Perguntas similares