Por que as mulheres ainda têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho
formal, apesar de serem a parcela da população com mais escolaridade?
Respostas
Explicação: Vivemos em uma sociedade em que a presença do machismo e o foco da figura do homem é mais valorizada. As mulheres muita das vezes são vistas como ineficazes e submissas a trabalhos domésticos, ou seja que não tem uma capacidade igual a de um homem de trabalhar duro, ser presente e prestativa, pois mulheres podem ser mães e isso compromete o seu rendimento no seu empenho no trabalho ( muita das vezes em entrevistas de emprego mulheres solteiras com filhos não são empregas, por esse motivo: POR SEREM MÂES) Assim muitas pessoas do sexo feminino não estão presentes no mercado de trabalho, estão em casa cuidando da casa e educando os filhos, isso é o que muitos acham ser a coisa ``CERTA´´ a ser feita por parte de uma mulher.
Não a apoio da educação por parte dos homens, muitos começam a trabalhar cedo ( quando crianças) e não contam presença nas escolas, por tal motivo que a parcela de mulheres dentro das escolas é maior.
È difícil ser presente no mercado de trabalho, quando o salario é rebaixado ( se formos pensar em empregadas domesticas que muita das vezes não tem registros na carteira de trabalho) e ser rejeita por ter um órgão genital diferente, assim sendo considerada incapaz. A conclusão é que pode existir uma grande maioria de mulheres que estão no mercado de trabalho, todavia os obstáculos e a ocultação delas ( essa ``ocultação´´ acontece através da desigualdade de gêneros enraizadas, o machismo e entre outros fatos que elevam um gênero dentro da sociedade.) fazem com que tenha uma escassez de moças no mercado de trabalho.