Respostas
Resposta:
Os primeiros anos da ditadura (1964-1968) foram determinantes para o fortalecimento do Poder Executivo e para o cerceamento de direitos políticos dos cidadãos brasileiros. Durante esse período foram baixados alguns Atos Institucionais (AI), determinando as novas leis a serem seguidas no país.
O AI-1 cassou os direitos políticos de centenas de cidadãos: ministros, sindicalistas, jornalistas, deputados, etc.
O AI-2 instaurou o bipartidarismo, fechando dezenas de partidos políticos que atuavam no Brasil e só permitindo a existência de dois: o partido dos militares (ARENA) e um que contava com alguns oposicionistas (MDB). Tudo isso para supostamente criar um ar de democracia, que em verdade não existia. O AI-2 também determinou que as eleições para Presidente e Vice seriam indiretas, feitas por votação pelo Congresso Nacional.
O AI-3 estendeu as eleições indiretas também para Governadores e Vices dos estados da Federação, além de determinar que os Prefeitos das capitais não mais seriam eleitos, e sim indicados pelos Governadores.
O último desse período inicial e mais pesado golpe da ditadura foi o AI-5, que fechou o Congresso Nacional, cassou opositores do regime, suprimiu garantias constitucionais e instaurou a censura no Brasil.
Todas essas mudanças afetaram drasticamente o sistema eleitoral brasileiro durante o período que vigorou a ditadura (1964-1985).