Faça uma pesquisa sobre a história do Atletismo: quando, onde e por que começou a ser praticado, as diversas modalidades de provas oficiais, em que ano esse esporte chegou ao Brasil e quais atletas brasileiros se destacam nessas competições. Para Hoje e agora
Respostas
Resposta:
Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade: corrida, lançamentos e saltos.
Trata-se de uma prova de resistência muito importante. É o principal esporte olímpico, conforme expressa a frase que circula nesse meio: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”.
As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura.
Explicação:
O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia.
Chamada de stadium pelo gregos, Coroebus foi o vencedor da prova cujo percurso tinha 200 m.
No entanto, registros apontam que há cerca de 5 mil anos ele já era praticado no Egito e na China.
O formato moderno do atletismo data do século XIX, na Inglaterra, e conta com as seguintes provas oficiais:
Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos
Marcha atlética
Revezamentos
Saltos
Arremesso e Lançamentos
Combinada
Em cada uma dessas provas há um total de 20 modalidades diferentes. Tais modalidades se diferenciam, por exemplo, pelo tamanho dos percursos e equipamentos utilizados.