03. Produza um poema seguindo pelo menos três aspectos apresentados nos tópicos a seguir.
O poema é um gênero textual que se constrói não apenas com ideias e sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras -, da função poética da linguagem e de palavras com sentido conotativo.
O número de versos agrupados em cada estrofe pode variar. Dísticos é o nome que se dá à estrofe de dois versos. Veja como se chamam outros tipos de estrofes: Terceto: três versos, Quadra ou quarte- to: quatro versos, Quintilha: cinco versos, Sexteto ou sextilha: seis versos, Sétima ou septilha: sete versos, Oitava: oito versos, Nona: nove, Décima: dez versos.
Versos é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica em geral corresponde a uma linha do poema. Os versos organizam-se em estrofes.
Estrofe ou estância é um agrupamento de versos.
A melodia que caracteriza o verso é resultado de alguns recursos presentes na poesia de todos os tempos. Os mais importantes são: a métrica, o ritmo, a rima, a aliteração e a assonância.
A métrica é a medidas dos versos, isto é, o número de sílabas poéticas apresentadas pelos versos.
Para determinar a medida de um verso, nós o dividimos em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de escansão.
De acordo com o número de sílabas poéticas, o verso recebe o nome de: monossílabo (uma sílaba), dissílabo (duas sílabas), trissílabo (três sílabas), redondilha menor ou pentassílabo (cinco sílabas), redondilha maior ou heptassílabo (sete sílabas), octossílabo (oito sílabas), decassílabo (dez sílabas), alexandrino (doze sílabas), etc.
O verso cuja métrica se repete é chamado de verso regular. No século XX, os poetas modernos criaram o verso livre, que não obedece a uma regularidade métrica.
O poema tem ritmo que lhe é dado pela alternância das sílabas acentuadas e não acentuadas, isto é, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas.
A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior dos versos (rima interna).
Observe como Chico Buarque, neste trecho da canção Cálice, explora tanto a rima no final dos versos quanto a rima interna:
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
As rimas externas classificam-se em interpoladas, alternadas e emparelhadas, segundo sua organi- zação em esquemas ABBA, ABAB e AABB, respectivamente. Note a incidência das rimas no final dos versos e sua organização em esquema nesta estrofe do poema de Vinícius de Moraes:
Eu te amo, Maria, eu te amo tanto (A)
Que o meu peito me dói como em doença (B)
E quando mais me seja a dor intensa (B)
Mais cresce na minha alma teu encanto (A)
Os versos que não apresentam rimas entre si são chamados versos brancos.
Outros recursos sonoros
Aliteração
É a repetição constante de um mesmo fonema consonantal. Observe como o compositor Chico Buarque alitera os fonemas /t/, /r/ e /p/ neste trecho da canção A Rita:
Levou seu retrato,
Seu trapo, seu prato,
Que papel!
Assonância
É a repetição constante de um mesmo fonema vocálico. Observe a assonância do fonema vocálico /a/ nestes versos de Cruz e Souza: Ó Formas alvas, brancas. Formas claras
Paronomásia
É a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som. Veja:
Como um eco que vem na aragem
A estrugir, rugir e mugir.
O lamento das quedas d’águas!
(Manuel Bandeira)
Paralelismo
É a repetição de palavras estruturas sintáticas maiores (frases, orações, etc.) que se correspondem quanto ao sentido. Observe o paralelismo nestes versos da canção Alguém cantando, de Caetano Veloso:
a voz de alguém nessa imensidão
a voz de alguém que canta
a voz de um certo alguém
que canta como que pra ninguém
Respostas
Resposta:
03- O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.
Explicação:
se usa: quintilha
versos
rima
O estilo referencial desse poema pode seguir como tema a educação e sua importância. Os versos ficariam da seguinte forma:
Chama lá, busca lá, diploma pra mim, na conta din din
A educação é necessária, abram alas!
Busca la, faz assim, amor pra você e amor pra mim
Que o aluno seja abençoado
A educação é necessária, abram alas!
Pais educam, professores somam esse legado
Corre aqui, chega aqui, educação se faz assim.
Chama lá, busca lá, diploma pra mim, na conta din din
A educação é necessária, abram alas!
Busca la, faz assim, amor pra você e amor pra mim
Que o aluno seja abençoado
A educação é necessária, abram alas!
Pais educam, professores somam esse legado
Que o aluno seja abençoado
Corre aqui, chega aqui, educação se faz assim.
Chama lá, busca lá, diploma pra mim, na conta din din
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