CASO INPEL INDÚSTRIA NACIONAL DE PAPÉIS S. A.
PALAVRAS-CHAVE:
Administração de Recursos Humanos
Teoria das Organizações
A INPEL, indústria do ramo de papéis e gráfica, fabrica e distribui para todo o território cartões em geral, papéis e papelão. O seu maior movimento ocorre justamente em épocas de festas, como Natal, Ano Novo, Páscoa etc, quando é maior a procura de cartões no mercado. Além disso, grande parte da produção é absorvida para a confecção de cartões postais, cartões de visitas, comerciais, convites de casamento e é bem grande o volume de impressão de livros.
Recentemente, a empresa admitiu um Diretor de Pessoal, o Sr. Jacomo Venti, para dar cobertura aos 550 elementos que trabalham nas diversas lojas que a INPEL possui em várias localidades do Estado. Na área de produção, existe um gerente, o Sr. Cássio Dias, que responde diretamente pela Presidência da empresa. O Sr. Hilário França exerce a função de Gerente de Vendas com total responsabilidade pelas vendas em geral da empresa, existindo ainda vários Gerentes Regionais para outras localidades situadas fora do Estado.
O Controlador–Tesoureiro, Sr. Ernani Pierro, foi admitido recentemente, vindo de uma empresa do ramo têxtil, onde supervisionava o Departamento de Auditoria. Os Gerentes de Produção e de Vendas foram promovidos há dois anos. O Gerente de Produção era anteriormente Supervisor de Produção, enquanto o de Vendas era um dos Gerentes Regionais de Vendas, tendo tido sempre uma boa atuação dentro dos campos que se lhe ofereceram. O Presidente da Empresa, Sr. Maximiano Ferreira Cruz, tem 58 anos de idade e acredita na necessidade de treinamento e de programas educacionais para a administração da empresa, admitindo que a “reforma” deva começar pela presidência. Assim, em contato com o Diretor do Pessoal, solicitou o estudo para a aplicação de vários tipos de treinamento, incluindo um trabalho de organização e métodos para cada um dos setores, no sentido de revitalizar a empresa.
Todavia, tratando-se de uma empresa já com um esquema de trabalho com muitos vícios por parte dos empregados, a idéia contou com diversos obstáculos, pois, entre outras coisas, previa-se uma reclassificação de cargos e remanejamento de pessoal. Os Gerentes, embora sejam até certo ponto “novos de casa”, têm procurado modificar os sistemas atuais que foram empiricamente desenvolvidos por determinados funcionários que se julgavam os melhores e que acham que sem a sua participação fatalmente a empresa não funcionará jamais.
Como o mercado no ramo é bastante concorrido, qualquer posição tomada sem uma determinada precaução e que porventura venha a provocar uma reação negativa de parte dos funcionários contra a administração poderá redundar em uma queda de produção e consequentemente perda de mercado, se a situação se prolongar por um determinado período.
Quais alternativas ou espécies de programas deveriam ser consideradas para atender às necessidades da empresa nesse sentido?
Que espécies de informação deveriam ser levadas em conta pelo Diretor de Pessoal para a tomada de uma decisão?
Qual seria a reação dos funcionários?
Respostas
Resposta:1-treinamento de programas educacionais para administração , incluindo um trabalho de organização e métodos para cada um dos setores da empresa .
2-existem 550 elementos que trabalham nas mais diversas lojas que impel possuem em várias localidades do Estado . como o mercado no ramo é bastante concorrido qualquer decisão , posição sem uma determinada precaução pode causar efeitos não esperados pelos mesmos . considerando a demanda dessa empresa as decisões devem ser tomadas com grandes precisões .
3- Qualquer posição tomada sem uma determinada precaução , pode provocar uma reação negativa dos funcionários contra a administração e com isso gerar uma queda de produção e consequentemente perda de mercado .
Explicação: DEUS ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA ❤️