• Matéria: Biologia
  • Autor: thatianelbergoni
  • Perguntado 9 anos atrás

O processo inflamatório apresenta dor, febre, mialgia (dor muscular), prostração, quietude, cefaleia e mal-estar, sendo um mecanismo de defesa inicialmente local, com possibilidade de repercussão e alteração sistêmica significativa. Assim:
I. A inflamação libera mediadores inflamatórios que levam à formação de edema e que ativam centros reguladores do hipotálamo que controlam a temperatura corporal.
II. Na inflamação aguda, veia e capilares funcionam em sua plenitude, ou seja, em sua capacidade máxima, aumentando a vascularização.
III. O calor na área inflamada acontece por causa de uma circulação ativa em vasos locais associados à vasodilatação e ao aumento da permeabilidade vascular, liberando mediadores, havendo diminuição do metabolismo corporal decorrente de menor atividade celular e bioquímica, em que esses aspectos envolvem o entendimento do rubor na área inflamada.
IV. Os produtos da inflamação e do exsudato inflamatório, substâncias tóxicas e celulares, enzimas, citocinas, fatores de crescimento podem sensibilizar e ativar os quimiorreceptores centrais, com reflexo no calibre dos vasos, trazendo dor e mal-estar ao organismo.
V. A ação tóxica de substâncias no músculo causa dificuldades na movimentação de músculos, gerando mialgias e prostração. Quanto maior a área inflamada, mais sinais e sintomas sistêmicos aparecem, pois os mediadores via exsudato inflamatório ganham a circulação sanguínea. Assim:

Respostas

respondido por: pricilacassiola
189
resposta correta I,II,IV,V
respondido por: brendaisis
79

Olá!

Diante do evidenciado, podemos certamente assinalar como corretas as seguintes alternativas: I,II,IV,V .

Isso porque na alternativa três podemos observar um erro evidente quando a alternativa trata da diminuição da atividade celular e bioquímica em situações em que ocorrem a inflamação de uma determinada área. O correto seria evidenciar que a atividade elevada leva ao rubor no local. Logo, esta foi descartada.

Perguntas similares