Releia o poema "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias. Se comparado à música Coisas do Brasil, podemos dizer que: ambos elogiam o Brasil como lugar único, belo e próspero. ambos descrevem o Brasil, mas expõem olhares antagônicos sobre ele. ambos descrevem o Brasil sob o mesmo olhar de enaltecimento. ambos descrevem a natureza exuberante brasileira, incomparável. ambos apresentam um olhar sobre o Brasil crítico, mas elogioso.
Respostas
Resposta: E) Ambos apresentam um olhar sobre o Brasil crítico, mas elogioso.
Explicação:
Pois olham o Brasil de forma diferente, elogiando e fazendo uma análise crítica sobre.
Tanto a "Canção do Exílio" quanto "Coisas do Brasil" abordam o País em seus atributos paisagísticos e belos (E).
"Canção do Exílio" refere-se ao sentimento do eu-lírico com relação à sua terra nativa. O poema foi feito para enaltecer a terra do eu-lírico ao compará-la com o local que ele se encontra exilado.
A característica do Romantismo evidenciada por Gonçalves Dias no poema é a temática nacionalista, de exaltação à terra. O trecho que demonstra isso é: "Não permita Deus que eu morra / Sem que eu volte para lá".
A pátria, para o eu-lírico, traz à imaginação a remomeração, as lembranças. Ao relembrar a paisagem da sua pátria, o eu-lírico traz um sentimento de saudade. Com o exílio, o eu-lírico sente-se triste e angustiado por estar em um local que não lhe agrada.
Link: brainly.com.br/tarefa/14656052