• Matéria: ENEM
  • Autor: felipesalessjm20
  • Perguntado 5 anos atrás

Texto para as questões:
O Quinze (Rachel de Queiroz)

[...] E Cordulina, botando a vergonha de lado, com o Duquinha no quadril - que as privações tinham desensinado de andar, e agora mal engatinhava -, dirigia-se as casas, pedindo um leitinho para dar ao filho, um restinho de farinha ou de goma pra fazer uma papa... A pobre da burra, que vinham sustentando Deus sabe como, com casca seca de pau e sabugos de monturo, foi emagrecendo, descarnando, até ficar uma dura armação de ossos, envolvida num couro sujo, esburacado de vermelho. Chico Bento julgou melhor trocá-la por qualquer cinco mil-réis, que ser forçado a abandoná-la por aí, meio morta, em algum pedaço de caminho. Um bodegueiro, em Baturité, lhe ofereceu 6.000. E deixaram a companheira de tantas léguas amarrada a uma estaca de cerca, a cabeça pendendo do cabresto, a cauda roída e suja batendo as moscas das pisaduras.
Eles tinham saído na véspera, de manhã, da Canoa. Eram duas horas da tarde. Cordulina, que vinha quase cambaleando, sentou-se numa pedra e falou, numa voz quebrada e penosa:
- Chico, eu não posso mais... Acho até que vou morrer. Dá-me aquela zoeira na cabeça! Chico Bento olhou dolorosamente a mulher. O cabelo, em falripas sujas, como que gasto, acabado, caía, por cima do rosto, envesgando os olhos, roçando na boca. A pele, empretecida como uma casca, pregueava nos braços e nos peitos, que o casaco e a camisa rasgada descobriam. A saia roída se apertava na cintura em dobras sórdidas; e se enrolava nos ossos das pernas, como um pano posto a enxugar se enrola nas estacas da cerca. Num súbito contraste, a memória do vaqueiro confusamente começou a recordar a Cordulina do tempo do casamento. Viu-a de branco, gorda e alegre, com um ramo de cravos no cabelo oleado e argolas de ouro nas orelhas... Depois sua pobre cabeça dolorida entrou a tresvariar; a vista turbou-se como as ideias; confundiu as duas imagens, a real e a evocada, e seus olhos visionaram uma Cordulina fantástica, magra como a morte, coberta de grandes panos brancos, pendendo-lhe das orelhas duas argolas de ouro, que cresciam, cresciam, até atingir o tamanho do sol. No colo da mulher, o Duquinha, também só osso e pele, levava, com um gemido abafado, a mãozinha imunda, de dedos ressequidos, aos pobres olhos doentes. E com a outra tateava o peito da mãe, mas num movimento tão fraco e tão triste que era mais uma tentativa do que um gesto. Lentamente o vaqueiro voltou as costas; cabisbaixo, o Pedro o seguiu. E foram andando à toa, devagarinho, costeando a margem da caatinga. Às vezes, o menino parava, curvava-se, espiando debaixo dos paus, procurando ouvir a carreira de algum tejuaçu que parecia ter passado perto deles, mas o silêncio fino do ar era o mesmo. E a morna correnteza que ventava passava silenciosa como um sopro de morte; na terra desolada não havia sequer uma folha seca; e as árvores negras e agressivas eram como arestas de pedra, enristadas contra o céu. Mais longe, numa volta da estrada, a telha encarnada de uma casa brilhava ao sol. Lentamente,
Chico Bento moveu os passos trôpegos na sua direção. De repente, um bé!, agudo e longo, estridulou na calma. E uma cabra ruiva, nambi, de focinho quase preto, estendeu a cabeça por entre a orla de galhos secos do caminho, aguçando os rudimentos de orelha, evidentemente procurando ouvir, naquela distensão de sentidos, uma longínqua resposta a seu
apelo. Chico Bento, perto, olhava-a, com as mãos trêmulas, a garganta áspera, os olhos afogueados. O animal soltou novamente o seu clamor aflito. Cauteloso, o vaqueiro avançou um passo. [...]

Assinale a alternativa que constitui um trecho que transcreve uma recordação do passado (flashback). 

a) A pobre da burra, que vinham sustentando Deus sabe como, com casca seca de pau e sabugos de monturo, foi emagrecendo, descarnando, até ficar uma dura armação de ossos, envolvida num couro sujo, esburacado de vermelho.

b) Chico Bento olhou dolorosamente a mulher.

c) Lentamente o vaqueiro voltou as costas; cabisbaixo, o Pedro o seguiu.

d) “Viu-a de branco, gorda e alegre, com um ramo de cravos no cabelo oleado e argolas de ouro nas orelhas...”

e) Chico Bento, perto, olhava-a, com as mãos trêmulas, a garganta áspera, os olhos afogueados. O animal soltou novamente o seu clamor aflito. Cauteloso, o vaqueiro avançou um passo.


nalvapradodematos: bom eu não sei esponder essa pergunta
nalvapradodematos: *responder

Respostas

respondido por: larissamagrani
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O trecho da obra de Rachel de Queiroz que remete a uma lembrança e recordação é d) “Viu-a de branco, gorda e alegre, com um ramo de cravos no cabelo oleado e argolas de ouro nas orelhas...”, pois as aspas e os verbos no passado enfatizam as memórias da personagem.

A obra "O Quinze", de Raquel de Queiroz, narra a história de uma moça nordestina e traz aspectos do regionalismo brasileiro.

A obra traz em si um enredo regionalista, contando a história de Chico Bento e sua família, que decide migrar para ter comida e terras para plantio. Contudo, coisas ruins acontecem com os filhos de Chico (um morre e o outro some na multidão de retirantes).

Após, conhecem a professora Conceição, que é madrinha do seu filho mais novo e resolve ajudar a família a ir para São Paulo. Nesse momento, Conceição, que é apaixonada por Vicente, fica com a guarda de seu afilhado e permanece em Fortaleza.

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.

Link: brainly.com.br/tarefa/23116653

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