• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Honda37
  • Perguntado 5 anos atrás

Vimos que o federalismo fiscal decorre da própria forma de organização do Estado. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à forma de organização do Estado. a. Na centralização plena, todas as ações fiscais são realizadas pelo governo central, havendo a delegação de algumas atividades aos governos subnacionais. b. Na centralização plena, todas as ações fiscais são desempenhadas pelo governo central, não havendo qualquer delegação às outras esferas do governo. c. Na absoluta descentralização, todas as funções fiscais são realizadas pelos governos locais.
d. Na absoluta descentralização, supomos que os governos locais são mais fortes que o governo centralizado, mas há necessidade de uma coordenação desses esforços.
e. Na forma federativa, há tarefas desempenhadas pelo governo centralizado e outras que são desempenhadas pelos governos locais.

Respostas

respondido por: xMisto
5

Resposta:

LETRA A. Na centralização plena, todas as ações fiscais são realizadas pelo governo central, havendo a delegação de algumas atividades aos governos subnacionais.

Explicação:

respondido por: pedrosotf
4

Resposta:

Letra A

Explicação:

Olá amigos, vamos pra mais uma resposta baseado no estudo do material didático da faculdade:

A organização política dos governos ou as formas de governo pode ocorrer de três tipos: centralização plena, absoluta descentralização e a forma federativa.

A centralização plena representa a forma unitária com todas as ações fiscais realizadas pelo governo central, as decisões do governo não são compartilhadas, não havendo qualquer tipo de delegação às outras esferas de governo. Representa um governo unitário, não havendo governos estaduais ou municipais com poderes políticos constitucionais, mas apenas órgãos locais sob o comando central. É a plena centralização, cujas funções fiscais são exercidas exclusivamente pelo governo central.

Na absoluta descentralização, ao contrário, todas as funções fiscais são realizadas pelos governos locais. Essa é a forma mais teórica de organização política do Estado. É difícil acreditar que a figura de um governo central desapareceria totalmente. Na absoluta descentralização, supomos que os governos locais são mais fortes que o governo centralizado, mas há necessidade de uma coordenação desses esforços. Cada membro tem sua própria legislação, mas abriria mão de parte desta para obter vantagens com a integração. Portanto, assumimos que o órgão central seria um representante de cada governo local, como uma espécie de comissão.

Já a forma federativa é a combinação das duas anteriores. Nesse caso, há tarefas desempenhadas pelo governo centralizado e outras que são desempenhadas pelos governos locais. A responsabilidade pelas ações do governo na economia é compartilhada entre os diferentes níveis de governo. Apresenta certa noção de unificação, pois as decisões do governo centralizado têm maior peso do que as decisões das esferas subnacionais. Nessa forma de organização do estado, os governos subnacionais têm certa autonomia, competências e suas áreas de atuação. Assim, a figura do governo é dividida entre um governo central e vários governos locais.

Sendo assim, todas as partes de textos sublinhados acima, são as respostas que correspondem ao que ocorre na organização do Estado.

Restando somente a Letra como A que difere de tudo.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas similares