Respostas
Resposta:
1) Viva cada fase da sua vida com dignidade
O modo como entendemos a velhice é algo cultural. Se há culturas em que as pessoas mais velhas são sábias e podem ser capazes de passar conselhos aos mais jovens, estando no centro do grupo familiar e da sociedade. Atualmente, a velhice é vista de modo bastante preconceituoso pela mídia, como se envelhecer fosse algo abominável – é comum vermos em revistas pessoas sempre jovens, mesmo que seja preciso passar por procedimentos cirúrgicos para se manter assim.
Envelhecer faz parte da vida. É apenas uma fase, com seus aspectos próprios. O importante é cada pessoa se questionar como quer envelhecer e como quer viver as demais fases de sua existência. Busque sempre viver sua vida com dignidade, fazendo sempre o melhor por si, não segundo os padrões estereotipados da sociedade, mas a partir dos seus próprios valores. Há coisas que você compreende apenas após os 60 anos, assim como havia coisas que você só passou a compreender após os 30 anos – e assim por diante. Cada fase de sua vida deve ser vivida em plenitude – imagine negar a sua idade ou a sua velhice, como tantas pessoas fazem. Isso não é uma atitude saudável.
velhice terceira idade
Envelhecer é inevitável, mas você tem a escolha de como quer envelhecer. Estas escolhas podem ser feitas a cada dia – como escolher que tipo de alimentos irá consumir, que tipos de hábitos terá, como encara a vida, etc. – a opções em médio e longo prazos. Faça esta reflexão!
Se você tem um idoso em casa, mostre a ele que mesmo na velhice é possível fazer escolhas e viver com dignidade. Proporcione conforto e qualidade de vida ao seu pai, mãe ou parente da terceira idade que está sendo cuidado pela família. Tente manter o diálogo sobre as coisas maravilhosas que há nesta idade.
2) Tenha sonhos e metas
Nunca abra mão de ter metas e sonhos. É o que nos move adiante. Nunca é tarde para realizar aquilo que nos satisfaz e nossos propósitos de vida. Tenha objetivos em todas as suas fases de vida. O que ainda não conquistou? Quais sonhos gostaria de realizar? O que é preciso para colocá-los em prática? Isso dá perspectiva e coloca a vida em movimento. Nós mudamos com o tempo e os nossos propósitos também. Reflita sobre eles em todas as fases.
Converse com seu parente idosos sobre metas e sonhos, e busque ajudá-lo a compreender melhor os seus objetivos neste momento e motive-o a buscar satisfazê-los. Muitos idosos entram em depressão – é a principal doença mental na terceira idade – e isso dá mais perspectivas de que a vida tem ainda muito a oferecer.
3) Planeje a sua aposentadoria e a sua velhice
Para ter mais segurança – seja financeira ou emocional – planeje desde cedo a sua velhice. Mesmo que o futuro seja incerto, é sempre bom ter uma segurança econômica. Saiba o que fazer da sua vida após a sua aposentadoria – muitas pessoas idosas continuam trabalhando, seja por um período mais curto de tempo ou em expediente integral, seja com um hobbie ou nova profissão ou mantendo as suas funções iniciais. Para que tenha mais condições de escolha, faça reservas.
Se o seu idoso ainda trabalha e contribui ativamente para o seu sustento, acompanhe de perto as suas atividades para que não exceda os seus limites físicos e mentais. Para muitas pessoas, trabalhar tem um significado maior que suprir necessidades e pagar conta.
Explicação: