A litíase renal é definida como a presença de cálculos no sistema urinário, 85% constituídos por cálcio, com incidência entre 5% a 15% na população mundial, sendo a terceira causa de alterações no trato urinário. Assim, as manifestações clínicas da litíase renal dependem da localização do cálculo, podendo estar na pelve renal, nos ureteres e/ou na bexiga podendo levar à obstrução, à infecção e edema. Neste sentido, assinale a alternativa correta referente aos sintomas de litíase renal localizada na pelve renal: Escolha uma: a. Dor aguda, em cólica, que se irradia para a coxa e a genitália; pouca eliminação de urina; hematúria. b. Dor intensa em região abdominal, acompanhada de febre alta e hematúria moderada; vômitos intensos. c. Dor discreta na região pubiana, hematúria e retenção de urina; náusea matinal e vômitos discretos. d. Dor intensa e profunda na região costovertebral; piúria; náusea e vômito; desconforto abdominal. e. Dor moderada em região pélvica e ardor intenso ao urinar, podendo estar acompanhado de hematúria.
Respostas
Resposta:
Dor intensa e profunda na região costovertebral; piúria; náusea e vômito; desconforto abdominal.
Explicação:
ALGIA QUE INRADIA DE LOMBAR PARA FLANCO DIREITO OU ESQUERDO E PARA FOÇA ILIACA DIREITA OU ESQUERDA. DEPENDENDO DE QUE LADO A PEDRA(LITIASE) SE ENCONTRA NO RIM.
As litíases renais são basicamente "pedras", elas se acumulam geralmente no cálice renal, mas podem ficar em qualquer região dos rins, causando dor intensa e profunda, piúria, náusea e vômito, além de um forte desconforto (alternativa D).
Os rins são formados por glomérulos, que são corpos filtradores formados de uma camada externa e recheada internamente por diversas arteríolas e capilares.
Esse problema é altamente doloroso e existe a possibilidade de urinar as litíases, ou fazer uma cirurgia para removê-las.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/15217446