Respostas
Resposta:
Grécia Antiga (em grego: Ἑλλάς; Hellás) foi uma civilização pertencente a um período da história grega que abrange desde o Período Homérico dos séculos XII a IX a.C. até o fim da antiguidade (c. 600 d.C.). Imediatamente após este período foi o início do início da Idade Média e da era bizantina.
O termo "cultura ocidental" é usado de forma muito ampla para se referir a uma herança de normas sociais, valores éticos, costumes tradicionais, crenças religiosas, sistemas políticos e artefatos e tecnologias específicas.
Especificamente, a cultura ocidental pode implicar:
uma influência cultural do cristianismo no pensamento, costumes e tradições éticas e morais espirituais, em torno e depois da era pós-clássica.
influências culturais europeias relativas na arte, música, ética, folclore e tradições orais, cujos temas foram desenvolvidos pelo romantismo.
influência cultural greco-romana clássica e renascentista na arte, filosofia, literatura, sistemas legais como direito romano e tradições, além dos efeitos sociais do período das migrações e heranças dos celtas, germânicos, eslavos e outros grupos étnicos, bem como a tradição do racionalismo em vários aspectos da vida, desenvolvido pela filosofia helenística, escolasticismo, humanismo, Revolução.
A sociedade grega era totalmente escravocrata. Grande parte das tarefas nas casas das famílias mais ricas eram realizadas pelos escravos. Isso permitia que os gregos pudessem dedicar mais tempo ao lazer e aos esportes. Entre os esportes praticados por esse povo podemos citar as corridas de cavalo e biga.
Resposta:
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.
PRINCIPAIS ASPECTOS DA CULTURA DA GRÉCIA ANTIGA E SUAS CARACTERÍSTICAS
Artes Plásticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.
Aspectos culturais da Grécia Antiga
A civilização grega viveu um alto grau de criação artística e intelectual. De tudo o que foi produzido, conhecemos apenas o que resistiu ao tempo. De qualquer forma, o que foi recuperado permite-nos perceber o brilhantismo dessa civilização.
A religião na Grécia
Na Grécia havia duas formas de expressão religiosa. As elites cultuavam um panteão de deuses como Zeus, Afrodite e Atena. As histórias desses deuses são conhecidas através da mitologia que é um conjunto de crenças que explicam a criação do mundo e da humanidade.
As populações pobres cultuavam crenças ligadas ao misticismo e às forças da natureza. A devoção popular envolvia práticas rituais que tinham o objetivo de conseguir auxílio imediato para as dificuldades do cotidiano.
Literatura
As duas maiores obras literárias que conhecemos são a Ilíada, que conta um episódio da Guerra de Tróia, e a Odisséia, que narra as aventuras de Ulisses, que retorna à Grécia após a Guerra de Tróia. Ambas são atribuídas a um poeta lendário de nome Homero.
Teatro
O teatro, que a princípio tinha significado religioso, com o passar do tempo adquiriu o caráter de crítica sócia e política. Os autores teatrais e suas principais obras foram:
Ésquilo: As Suplicantes e Prometeu Acorrentado
Sófocles: Antígona, Electra e Édipo Rei
Eurípedes: Medéia, Orestes e Hipólito Coroado
Aristófanes: Lisístratas, As Rãs, As Nuvens e As Vespas