• Matéria: História
  • Autor: solretrieverr
  • Perguntado 5 anos atrás

No regime escravocrata brasileiro é importante observar que os sujeitos escravizados mantinham laços de solidariedade, associações religiosas e redes de sociabilidade, portanto eram agentes de sua história. Ao rigor do cotidiano violento que lhes impunham os senhores escravocratas, esses sujeitos, como forma de reação, praticaram
a) fugas em massa o que causou um sério prejuízo aos donos de fazendas de café, que contavam com a vigilância de capatazes e a cumplicidade de contrabandistas de escravos para seu controle parcial.

b) insurreições, fugas individuais e coletivas, assassinato de feitores e senhores, o que favoreceu a formação de quilombos ou mocambos, sobretudo após o surgimento do quilombo de Palmares.

c) roubo de produtos da fazenda que terminavam por ser vendidos na cidade por escravos que viviam “sobre si”; o resultado das vendas era revertido para as irmandades de homens negros e santas casas de misericórdia.

d) fugas para as matas localizadas em áreas pantanosas, como forma de dificultar a captura pelo capitão do mato; além disso, os negros contavam com a ajuda dos índios catequizados na formação de quilombos.

e) contrabando de café para os navios negreiros vindos da África, utilizando-se o resultado da venda para a compra de alforrias e a aquisição de armamentos para a defesa dos quilombos.

Respostas

respondido por: lisbellebezerra
27

Resposta: letra "b"

Explicação: está no meu livro

respondido por: heloisagoncalves745
1

Acerca das revoltas escravas no Brasil colonial, é correto afirmar que englobavam insurreições, fugas, assassinatos de feitores e senhores, fatores que possibilitaram a formação de espaços como o Quilombo de Palmares. Alternativa B.

Como eram as revoltas escravas?

Diante da falta de dignidade do regime escravista e da falta da possibilidade da conquista de direitos por parte dos escravos, restava-lhes apenas promover motins e fugas em massa, algo que poderia dar certo e garantir a formação dos quilombos, porém, corriam o risco de serem mortos ou capturados e realocados para as fazendas de onde eram originários.

Assim, a maior chance de sucesso se dava justamente quando se uniam no processo, quando se organizavam e batalhavam juntos por sua liberdade, por essa razão, locais como o Quilombo dos Palmares são a melhor representação das revoltas escravas.

Mais sobre as revoltas escravas no Brasil colonial: brainly.com.br/tarefa/18223478

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares