Respostas
Resposta:
é parte da partitura da famosa Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), conhecida como Eroica (1804). Em meio às transformações surgidas com a Revolução de 1789 e o horizonte inaugurado pelas propostas iluministas, o compositor germânico compôs a sinfonia logo após a secularização dos governos dos reinos germânicos durante as Guerras Napoleônicas (1803). Consta na página inicial do documento original uma dedicatória à Napoleão Bonaparte, posteriormente violentamente rasurada pelo próprio músico no ano de 1804.
Considerando os eventos do início do século XIX, como poderíamos explicar a mudança de Beethoven em relação a figura de Napoleão?
Alternativas:
a)
Napoleão desapontou profundamente parte da intelectualidade iluminista ao insistir em guerras contra outros Estados europeus. A imagem de um líder violento, mais general do que pensador, era um dos principais motivos para as críticas dos anos seguintes.
b)
Os estados germânicos eram controlados pela Áustria, um reino absolutista. Assim, ao perceber que Napoleão se recusou a apoiar o absolutismo se coroando imperador, Beethoven e antigos apoiadores do líder francês passaram a questionar sua legitimidade.
c)
A imagem de Napoleão como cônsul e representante máximo dos princípios expostos pelos revolucionários franceses passará a ser questionada gradualmente com a centralização do poder em suas mãos - questionamento que se consolidará com sua coroação.
d)
Beethoven, ao rasurar a dedicatória, mostrou sua indignação nacionalista contra a invasão dos estados austríacos no início do século XVIII.
e)
Beethoven, como a intelectualidade europeia do XVIII e XIX, esperava que Napoleão aprovasse reformas sociais profundas que justificassem o lema "Igualdade, liberdade, fraternidade" vindo da Revolução Francesa.
3)
Leia o trecho:
"A Restauração Monárquica na França, entre 1815 e 1830, após a queda de Napoleão Bonaparte, buscou restaurar os antigos privilégios aristocráticos. "Dois princípios são destacados pelo Congresso de Viena: a restauração e a legitimidade. Pelo primeiro reconheciam-se as autoridades que exerciam o poder antes da Revolução Francesa, restaurando-as em seus cargos, como ocorreu com a Espanha e França, que tiveram o trono devolvido a seus antigos reis, e com Portugal, que abriu caminhos para o retorno da família real lusitana, então abrigada no Brasil. O segundo aspecto, da legitimidade, enfatizava os direitos dos príncipes ao poder, e, portanto, pretendia responder juridicamente à noção de legitimidade do poder exercido em nome do povo, como apregoavam os princípios liberais."
Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O avanço das relações sociais capitalistas na França impediu a restauração das antigas relações de produção feudais.
b)
Houve uma restauração dos privilégios aristocráticos e das relações de produção feudais.
c)
Houve uma restauração dos privilégios aristocráticos e uma convivência de relações de produção feudais e capitalistas.
d)
Houve uma restauração dos privilégios aristocráticos e das relações de produção escravistas.
e)
O avanço das relações sociais capitalistas na França foi interrompido, produzindo as condições de construção de relações sociais de produção socialistas.
4)
Após um longo período histórico de transição, do período mercantilista até a I Revolução Industrial, no século XIX, em que as relações sociais de produção feudais foram transformadas por novas relações, o capitalismo se consolidou em sua fase industrial.
Levando em consideração o trecho acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A Revolução Industrial permitiu que o capitalismo consolidasse uma nova relação de produção baseada na exploração do trabalho servil.
b)
A Revolução Industrial permitiu que o capitalismo consolidasse uma nova relação de produção baseada em relações comunitárias.
c)
A Revolução Industrial permitiu que o capitalismo consolidasse uma nova relação de produção baseada no trabalho escravista.
d)
A Revolução Industrial permitiu que o capitalismo consolidasse uma nova relação de produção baseada na exploração do trabalho assalariado.
e)
A Revolução Industrial permitiu que o capitalismo consolidasse uma nova relação de produção b número 1 letra B) revolução francesa####. número 2 letra C ####número 3 letra A ###número 4 letra D ##corrigido pelo AVA.
Explicação: