• Matéria: Geografia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Explique o que são fatores repulsão e atração populacional. Dê exemplos.
2- Diferencie refugiado e imigrantes.
3-Defina o que é êxodo rural. Aponte suas causas e consequências para os espaços urbanos.
4-Explique o que é regionalização. Qual a sua importância para um país?
5- Quais são as regiões oficiais do IBGE?
6- Aponte quais são as sub-regiões do complexo nordestino.
7- Cite os principais destaques econômicos do complexo do Centro-Sul.
8-Quais regiões fazem parte do complexo centro-sul?
9

Respostas

respondido por: misteriosa1000
0

Resposta:

não sei mais valeu pelos PTS (͡° ͜ʖ ͡°)


Anônimo: kk denada
respondido por: beatrizfirmino769
2

Resposta:

1 Atração população: Grandes cidades que ofereçam emprego, qualidade de vida, longe de violência, boa educação, bom sistema de saúde.

Repulsão da população: Áreas com violência, guerras, pouco emprego, pouca qualidade de vida, educação de baixo nível, más condições de saúde.

2 Basicamente falando, um imigrante é alguém que escolhe se mudar por livre e espontânea vontade, enquanto que um refugiado é alguém que foi forçado por motivos maiores a sair de casa.

3 Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.

Causas

Um dos principais motivos que levam ao êxodo rural na maioria dos países em que este fenômeno ocorre é o desejo por uma melhor qualidade de vida.

Neste caso, os habitantes das regiões rurais sofrem com a falta de serviços e infraestruturas básicas, como escolas, hospitais e facilidades de transporte, por exemplo.

Além desses fatores, crises climáticas ou desastres naturais podem também ser responsáveis pelo êxodo rural de determinadas localidades.

Consequências

Como consequência do êxodo rural descontrolado, alguns problemas sociais podem surgir nas localidades urbanas que recebem um elevado número de migrantes sem estarem estruturadas para isso.

Favelas e bairros desestruturados surgem a partir da desorganização formada pelas migrações massivas e inesperadas.

Normalmente, com a falta de qualificação profissional e educacional dos migrantes, estes dificilmente conseguem uma vaga no mercado de trabalho das grandes cidades, fazendo com que partam para o subemprego trabalho informal ou, em alguns casos, ilegal.

Outra consequência do êxodo rural é o aumento da marginalização, seja espacial ou social, pois o aumento populacional leva as pessoas a procurarem regiões mais afastadas dos centros comerciais para fixarem residência.

Para evitar essas crises sociais, são necessárias as aplicações de políticas públicas que auxiliem o investimento nas atividades do campo, assim como na produção dos pequenos e médios produtores rurais, além da garantia de uma infraestrutura básica de qualidade nessas regiões (hospitais, escolas, etc).

4 Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

A regionalização tem uma grande importância na formação de uma sociedade, pois a partir da divisão do espaço espaço geográfico, cada território pode administrar melhor a sociedade, onde geralmente cada lugar fica próximo a outros de cultura semelhante ou plural como por exemplo aqui na América do Sul.

5  A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

6 Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.

7 Composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (região Sul), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais (salvo o extremo norte mineiro, que integra o complexo regional do Nordeste), além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e o extremo sul do Mato Grosso e de Tocantins, o complexo regional do Centro-Sul ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento econômico, tecnológico e industrial do país. Essa macrorregião abrange 25% do território nacional e abriga a maioria da população: aproximadamente 68%. Dessa forma, possui a maior população absoluta e relativa entre todos os complexos regionais.

8 O complexo regional do Centro-Sul corresponde a quase um terço do território nacional, compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.

espero ter ajudado

Perguntas similares