Na segunda metade do século XIX, muitos países europeus começaram a avançar seus domínios sobre territórios africanos e asiáticos, foi o chamado Imperialismo ou Neocolonialismo, que transformou muitos desses territórios em colônias europeias até o século XX. Explique o contexto em que se insere esse movimento e as principais motivações que levaram a essas ações. *
SOCORO
Respostas
I ) O desenvolvimento industrial das grandes potências europeias levou ao empreendimento de um novo modelo de colonização. O aumento da produção e o acúmulo de capitais fizeram com que essas potências buscassem ampliar seus mercados e adquirir matéria-prima a custos mais baixos.
II ) Durante a Conferência de Berlim, ocorrida entre os anos de 1884-1885, as potências europeias estabeleceram regras para a exploração e ocupação da África, levando em consideração a diversidade cultural e as identidades étnico-territoriais.
III ) Os povos africanos e asiáticos não aceitaram passivamente o domínio dos europeus, o que gerou diferentes formas de resistência em ambos os continentes. Muitos nativos utilizaram varias técnicas e táticas militares para defenderem-se contra a ocupação e exploração dos europeus.
IV ) O discurso ideológico que procurou legitimar o domínio e exploração europeia nos continentes africano e asiático foi baseado nas teorias raciais. Difundiu-se a ideia de que os europeus constituíam a raça branca e superior, cuja missão era levar a civilização para lugares habitados por raças inferiores, primitivas e bárbaras.
Desculpa Pelo Ocorrido
Explicação:
Melhor Resposta