2- Durante o 2º reinado foi aprovada a lei das terras de 1850. Explique resumidamente.
3- Depois da abolição e da guerra do Paraguai, D. Pedro II perdeu o apoio dos cafeicultores e dos militares, porque ?
Respostas
2-) A principal determinação da lei de terras, também conhecida como a lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a organização da propriedade privada em todo o território brasileiro, sendo que sua maior determinação era que uma pessoa só poderia ter acesso à terra por meio da compra ou da doação pelo Estado.
3-) Os problemas no Império estavam em várias instâncias que davam base ao trono de Dom Pedro II:
A Igreja Católica: Descontentamento da Igreja Católica frente ao Padroado exercido por D. Pedro II que interferia em demasia nas decisões eclesiásticas.
O Exército: Descontentamento dos oficiais de baixo escalão do Exército Brasileiro pela determinação de D. Pedro II que os impedia de manifestar publicamente nos periódicos suas críticas à monarquia.
Os grandes proprietários: Após a Lei Áurea ascende entre os grandes fazendeiros um clamor pela República, conhecidos como Republicanos de 14 de maio, insatisfeitos pela decisão monárquica do fim da escravidão se voltam contra o regime. Os fazendeiros paulistas que já importavam mão de obra imigrante, também estão contrários à monarquia, pois buscam maior participação política e poder de decisão nas questões nacionais.
A classe média urbana: As classes urbanas em ascensão buscam maior participação política e encontram no sistema imperial um empecilho para alcançar maior liberdade de econômica e poder de decisão nas questões políticas.
espero que ajude ♥
e se puder colocar como melhor resposta ficarei grata