• Matéria: História
  • Autor: jessicaamiga22xp
  • Perguntado 5 anos atrás

5) Apesar da prosperidade inicial, as atividades empresariais de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, nos setores de comunicação, de transporte e bancario, além dos empreendimentos na área dos serviços públicos e em melhoramentos urbanos, não conseguiram perdurar, nem tampouco alteraram as quadros de dependencia que caracterizaram nossa economia na segunda metade do século XIX Sobre o fracasso da industrialização empreendida por Maua, no Segundo Reinado, é correto afirmar

a) A proliferação em todo o Brasil de estabelecimentos industriais e bancários, similares aos da região Centro-Sul levou a uma diminuição do capital disponivel para novos empreendimentos no Oeste paulista.

b) Apoiadas por setores governamentais e, sobretudo, pelo próprio imperador, as realizações de Mauá naufragaram em decorrência da competição dos produtos nacionais no mercado interno.

c) O novo momento que se inaugurou para o capitalismo internacional favoreceu a penetração e concorrência de capitais norte americanos no setor de serviços e nas atividades bancárias do Imperio brasileiro.

d) Os investimentos de Mauá no sistema ferroviario para escoamento da produção cafeeira foram boicotados pelos seus adversários, os ricos proprietarios de terras.

e) Mauá encontrou dificuldades em vencer o espirito tradicional, avesso à mentalidade empresarial, ao risco e às formas de lucro implicitas no desenvolvimento do capitalismo industrial​

Respostas

respondido por: pedrohmalagutti3053
21

Resposta:

Letra E

Explicação:

teve na minha prova e eu acertei


felyperios: Vlw <3
Perguntas similares