reconhecimento da célula como único ambiente propício e manutenção da vida.Herança genética e preservação da biodiversidade
Respostas
Resposta:
As células são a unidade fundamental da vida. Isso quer dizer que, com a exceção dos vírus, todos os organismos vivos são compostos por elas. Nesse sentido, podemos classificar os seres vivos pela sua constituição celular ou complexidade estrutural, existindo os unicelulares e os pluricelulares.
É imprescindível evidenciar que a preservação da biodiversidade é de grande importância para que a fauna bem como a flora possam ser estabilizadas, permitindo assim a existência de um fluxo correto de energia na natureza, bem como nas cadeias alimentares.
A partir da convergência das ciências da biologia molecular, química e genética, abre-se a possibilidade de não só desvendar os mistérios da herança genética, como também de manipulá-la, o que faz com que o século XXI seja desde já considerado a era do gen ou do paradigma biotecnocientífico.
O Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990, envolvendo equipes científicas de vários países, com o objetivo de mapear e analisar todo o código genético humano, é o mais ambicioso nesse sentido. Só para se ter uma idéia dos interesses aí envolvidos, o Projeto Genoma custou, até agora, mais de 2 bilhões de libras, prometendo gerar, ao final da primeira década do próximo século, mais de 60 bilhões de dólares em vendas de medicamentos.
Esse avanço da fronteira científico-tecnológica tem, portanto, implicações de toda ordem e, como assinalado por Tom Wilkie, referindo-se ao Projeto Genoma," a primeira questão a considerar é a do manejo desse conhecimento: quem tem direito de possuir informação sobre o ADN humano e quem deve ter acesso a ela?".
Explicação:
espero ter ajudado.