Respostas
Resposta:
Terminada a explicação sobre os pilares que dão sustentação à fé e à religião muçulmana, passaremos agora a abordar assuntos variados sob a ótica islâmica, conforme combinamos nos primeiros posts deste blog. E hoje, aproveitando a passagem do Dia de Finados, teceremos alguns comentários sobre como o muçulmano encara este fato que é motivo de temor para muitas pessoas: a morte.
Para nós, muçulmanos, Deus nos criou com um propósito nesta vida, que é adorá-Lo. Mas como devemos adorá-Lo? Seguindo o caminho indicado por Ele, caminho este que trará a felicidade para o ser humano, tanto nesta vida como na outra. Afinal, o nosso Criador conhece como ninguém as criaturas por Ele criadas, sabendo, portanto, o que é melhor para elas. Dessa forma, Deus designou o ser humano como seu califa (gerente) aqui na Terra, para que pudesse usufruí-la e desenvolvê-la tendo como parâmetro este caminho indicado por Ele.
Diante disso, o muçulmano que é coerente com a mensagem do Islam busca viver esta vida seguindo aquilo que agrada o Nosso Criador, afastando-se de tudo aquilo que o desagrada. Assim, quando se deparar com a morte, que alcançará a todos, sem exceção e sem atrasar nem adiantar um segundo sequer do momento destinado por Deus para cada pessoa, ele estará com um saldo positivo, ou seja, com suas boas ações sendo superiores às suas más ações, para que possa merecer o Paraíso prometido por Ele para os crentes que buscam ser coerentes com a mensagem indicada por Deus, o Altíssimo.