1. As ações desempenhas pelos negros, nos versos dessa canção, tornaram-se comuns no Brasil, entre outras coisas, porque: * 1 ponto
A Lei Áurea previa que, aos alforriados, seria garantido com exclusividade o exercício de profissões que demandassem habilidade manual, em face do desinteresse dos negros pela ciência;
A abolição da escravidão se fez sem uma preocupação política de garantir ao povo negro acesso à cidadania plena e sem a garantia de condições para a conquista da igualdade intelectual;
Estudos antropológicos de grandes universidades demonstraram que a habilidade manual era inerente ao povo negro ou mesmo criolo e mestiço, nascido no Brasil.
As atividades intelectuais, consideradas supérfluas em fins do século XIX, foram relegas a um plano secundário pelo Estado e pela sociedade em todos os níveis, limitando, igualmente, a ascensão de negros, mestiços e brancos.
2. O historiador Walter Fraga conduziu diversos estudos acerca da escravidão na região do Recôncavo Baiano (arredores de Salvador). Em partes desses estudos, ele analisou as mudanças que aconteceram na vida dos ex-escravos com a aprovação da Lei Áurea, no 13 de maio de 1888. Uma dessas análises mostram que um grande número de ex-escravos da região mudou-se para outras fazendas ou para outras cidades. Esse fluxo de ex-escravos representava: * 1 ponto
o desejo dos ex-escravos de se afastarem dos locais que haviam sido escravizados. a procura por locais que lhes pagassem bons salários.
a forma de manifestarem a sua nova condição de homens livres.
todas as alternativas acima.
Respostas
Resposta:
1-B)A abolição da escravidão se fez sem uma preocupação política de garantir ao povo negro acesso à cidadania plena e sem a garantia de condições para a conquista da igualdade intelectual;
2-D)todas as alternativas acima.
Explicação:
classroom
1) Os trabalhos braçais eram recorrentes entre os negros no Brasil devido à falta de interesse do governo da época em promover a real igualdade, tanto em cidadania quanto em acesso à educação. Portanto, está correta a alternativa b.
A abolição da escravidão não aconteceu por uma empatia repentina de brancos ao negros escravizados. A abolição ocorreu devido à pressão internacional de países que já se interessavam em aumentar o número de indivíduos com poder de compra para seus produtos.
Deste modo, a abolição não teve planejamento para inserir a população negra na vida política e intelectual da sociedade, fazendo o possível para manter os negros em posições inferiores aos brancos.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19817514
2) Os fluxos migratórios dos negros libertos podem ser associados à busca por bons salários, à tentativa de distância dos locais de exploração e à manifestação de sua atual liberdade. Deste modo, está correta a alternativa d.
Após a abolição da escravidão no Brasil, muitos fluxos migratórios surgiram, motivados por diversos fatores. Alguns dos negros libertos viajavam buscando se afastar das memórias da exploração, assim fazendo afirmação de sua condição de liberdade.
Além disso destaca-se também a busca por locais com melhores salários, visto que na teoria a escravidão já havia acabado, mas na prática a exploração sobre o trabalho dos negros era pesada e com salários que dificilmente garantiam qualquer coisa ao trabalhador.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23733805