• Observando as paisagens das cidades
brasileiras, sobretudo dos maiores cen-
tros urbanos, que implicações podem
ser apontadas como consequências do
acelerado e desordenado processo de
urbanização ocorrido em nosso país?
• Quais são os principais problemas de
ordem social, econômica e ambiental
que podemos visualizar nas paisagens
das cidades brasileiras?
Respostas
PRIMEIRA
A grande aglomeração de pessoas nas cidades, quando essas não disponibilizam infra-estrutura suficiente para a população, gera uma série de dificuldades de ordem ambiental e social.
Diante desse contexto, pode-se enumerar os problemas gerados pelo processo de urbanização ocorrido principalmente em países subdesenvolvidos, dentre muitos estão.
SEGUNDA
ao olhar para uma cidade brasileira, percebemos logo a desigualdade social presente em nossos centros urbanos pontos a desigualdade social elas tecto econômico-social que traz vários problemas a sociedade como imaginação, criminalidade, falta de serviços públicos adequados entre outros pontos ambientação falando, nós temos a educação ambiental muito menos disseminada em comunidades pobres e consequentemente, esses lugares são mais sujos vírgulas possibilitando assim, as doenças que estão adquiridas através de genes enfim, em uma sociedade temos diversos problemas e a maioria tem como fator determinante, o poder aquisitivo de uma determinação da comunidade de um centro Urbano. Espero que tenham gostado da explicação.
Desculpe se errei alguma coisa
1. A urbanização é um processo contemporâneo que envolve o avanço tecnológico nas cidades grandes e a expansão global dessa esfera.
As estatísticas apontam que o processo de migração no Brasil, cunhado pela urbanização, vem se ascendendo por conta dos fatores econômicos e trabalhistas.
Muitas pessoas migram para outras áreas do Brasil, especialmente o Sul e o Sudeste, para melhorar a expectativa de vida, conseguir um trabalho com um salário maior e que tenha seus direitos civis garantidos.
Assim, com o desenvolvimento dos sistemas industriais, as metrópoles conseguem acolher essa parte populacional. Porém, com grande inchaço urbano, os trabalhos estão precários e escassos, não tendo oportunidade para todos, gerando desigualdade e crescimento da pobreza.
2. Na zona urbana, há uma série de antagonias que impossibilitam que o ser humano viva bem e consiga progredir, são elas: pouca residência, a violência e a ínfima mobilização por parte da população.
O processo de favelização acontece porque o capitalismo, tido como um desenvolvimento obtido por meio do capital em grande quantidade e sua alta produção, é o principal fator para fundar a segregação nos espaços das classes sociais.
Enquanto o proletariado vive de modo subalterno, marginal e à mercê dos benefícios potencializados pelo capital, o capitalista incentiva e ratifica a segregação, isto é, a disparidade entre as classes, por intermédios de discursos fajutos e que elevam a desigualdade social.
Assim, a violência é consequência do processo de desigualdade social, pois os mais pobres são oprimidos e os mais ricos, favorecidos. Necessita-se que haja intervenção estatal e maior mobilização por parte da classe mais pobre.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/892513